Oscar 2019 teve recorde de prêmios para mulheres e afro-americanos

Cerimônia também teve forte presença de diversas etnias

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Oscar 2019 teve recorde de prêmios para mulheres e afro-americanos

A cerimônia do Oscar 2019 premiou um número recorde de mulheres e afro-americanos, além de reconhecer o trabalho de vários profissionais de etnias diversas da indústria.

Ao todo, quinze mulheres e sete afro-americanos levaram a estatueta para casa.

Ruth E. Carter se tornou a primeira mulher afro-americana a ganhar um Oscar de Melhor Figurino por Pantera Negra. O design de produção do filme rendeu uma estatueta para Hannah Beachler, e essa foi a primeira vez em 30 anos que uma mulher afro-americana venceu em uma categoria que não fosse por atuação.

Regina King ganhou Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Se a Rua Beale Falasse, e Mahershala Ali ganhou Melhor Ator Coadjuvante por Green Book: O Guia. Ali é o único negro além do Denzel Washington a ter mais de um Oscar. Rami Malek é o primeiro ator com ascendência árabe a ganhar o prêmio de Melhor Ator. Na foto, o trio comemora junto com Olivia Colman, vencedora do prêmio de Melhor Atriz por A Favorita, que deu um discurso engraçado ao aceitá-lo.

Spike Lee ganhou Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Infiltrado na Klan. Esse foi o primeiro Oscar para um afro-americano nessa categoria na história da premiação. Homem-Aranha: no Aranhaverso, dirigido por Peter Ramsey, quebrou uma sequência de seis anos de vitórias da Disney na categoria de Melhor Animação.

Outro prêmio importante foi o de Melhor Curta em Documentário, que ficou para Rayka Zehtabchi e Melissa Berton por Absorvendo o Tabu — “Period. End of the Sentence.” no original –, um filme sobre como a menstruação é vista em uma vila rural da Índia. Domee Shi e Becky Neiman ganharam a estatueta de Melhor Curta Animado com Bao, que conta a história de um bolinho chinês e que passou antes de Os Incríveis 2 nos cinemas.

Alfonso Cuarón, mexicano, levou o prêmio de Melhor Diretor por Roma, completando o número de cinco vitórias de diretores mexicanos nos últimos seis anos de Oscar.

A cerimônia de premiação do Oscar 2019 aconteceu no dia 24 de fevereiro no Dolby Theatre, em Los Angeles, EUA. Confira todos os vencedores e os melhores momentos da cerimônia.

Foto: Jeff Kravitz/FilmMagic