One Day At A Time é cancelada pela Netflix

Serviço de streaming alega que a sitcom não atingia os números de audiência necessários

João Abbade Publicado por João Abbade
One Day At A Time é cancelada pela Netflix

Mesmo depois de uma campanha massiva dos fãs pela renovação da série, a Netflix optou por cancelar One Day At A Time nesta quinta-feira (14). A empresa anunciou o fim da série através de uma publicação no Twitter onde a decisão é definida como uma “escolha difícil”.

Nós passamos várias semanas tentando encontrar uma maneira de fazer outra temporada da série, mas simplesmente não tinham pessoas suficientes assistindo para justificar outra temporada.

O serviço de streaming afirma que a sitcom não atingia os números de audiência necessários para valer a pena continuar investindo em novas temporadas. Os criadores da série já tinham alertado os fãs sobre um possível cancelamento devido a baixa audiência — o que gerou a campanha #SaveODAAT, que pedia para pessoas divulgarem a série, uma maneira de aumentar o número de pessoas assistindo na plataforma e possivelmente garantir a quarta temporada (o que não aconteceu).

Como a Netflix não divulga suas metas ou seus números de audiência, é praticamente impossível entender exatamente quantas pessoas precisariam assistir One Day At A Time para uma nova temporada ser viável no streaming.

Apesar de ser transmitida pela Netflix, a sitcom é de propriedade integral da Sony Pictures Television, que já manifestou intenção de procurar novas emissoras e canais para continuar a série de alguma maneira. Um impasse que pode dificultar a missão de levar a One Day At A Time para outras emissoras é o fato da Netflix ter os direitos de transmissão das três primeiras temporadas. Assim, um novo canal não poderia exibir os primeiros episódios da comédia.

Logo após o cancelamento ser anunciado, os criadores da série, Gloria Calderón e Mike Royce, divulgaram uma carta reafirmando que a equipe não desistiu de tentar encontrar um novo investidor para bancar o seriado. “Vamos tentar encontrar um lugar onde One Day At A Time possa viver e, com sorte, encontraremos um local”, afirma a carta da dupla.

Calderón e Royce também agradeceram o apoio dos fãs da sitcom, dizendo que nunca se sentiram tão amados por fãs de uma obra. “Ao mesmo tempo que estamos com peso no coração, estamos cheios de apreciação por essa experiência maravilhosa.”

Nós trabalhamos em muitas séries, mas nunca experienciamos tanto amor, conexão e apoio como o que sentimos com ODAAT.

A importância de One Day At A Time

A comédia tratava sobre temas importantes e era representativa para muita gente, já que a sitcom girava em torno de uma família com raízes cubanas vivendo nos EUA. Nos 39 episódios que foram ao ar, os roteiristas Gloria Calderon e Mike Royce discutiram temas importantes para a sociedade contemporânea, como homofobia, racismo, imigração, alcoolismo, drogas e ansiedade. Tudo isso com bom humor.

Com tantos temas delicados sendo abordados, a Netflix tentou amenizar o cancelamento reforçando a ideia de que a ação não é “um indicativo de que essa história não é importante”. Uma última publicação no Twitter afirmou:

E para qualquer um que se identificou ou sentiu representado – provavelmente pela primeira vez – por ODAAT, por favor não entenda isso como um indicativo de que sua história não é importante. O amor por essa série é um grande lembrete para nós que devemos procurar formas de contar essas histórias

One Day At A Time teve três temporadas, que estão disponíveis na Netflix.