Jovem Nerd - Notícias sobre filmes, séries, HQs, games, animes, ciência, tecnologia e humor, porque rir não faz mal a ninguém!

O que é The Matrix Awakens?

Testamos a demo interativa e contamos tudo o que você precisa saber!

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
O que é The Matrix Awakens?

Durante a premiação da TGA 2021, a Epic Games anunciou que The Matrix Awakens já estava disponível para jogar.

Mas muitos jogadores e fãs da franquia ainda ficaram confusos sobre o que o projeto se trata — e o que significa para o futuro.

Por isso, testamos o que Awakens tem a oferecer e contamos tudo o que você precisa saber!

O que é The Matrix Awakens?

The Matrix Awakens é uma demo interativa e gratuita da Unreal Engine 5, novo motor gráfico da Epic Games, que é apresentada por Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett-Smith (Niobe).

A demonstração é gratuita e tem uma duração curta, contando com cutscenes e um mapa — de tamanho razoável — que pode ser explorado.

Todo o conteúdo de The Matrix Awakens fica separado e disponível para jogar de novo no menu após finalizar a demo

O começo de Awakens conta com custcenes com Reeves e Moss, misturando momentos live-action e cenas de computação gráfica, em que a dupla volta a ter a aparência de Neo e Trinity na trilogia original dos filmes de Matrix.

Eles explicam como a trama da franquia mexe com a ideia do que é ou não real graças à tecnologia — e, com o uso da Unreal Engine 5, isso é colocado em prática na mesma hora, uma vez que é até difícil perceber qual cena é em CG.

Até que Pinkett-Smith aparece com um visual jovem de Niobe, e o jogador passa a controlá-la em uma sequência de perseguição de carros. O gameplay é resumido em apenas atirar nos pneus dos veículos, sem poder controlar a câmera/mira.

É possível usar uma pistola e uma metralhadora durante a perseguição

Logo depois, o jogador é colocado em uma cidade, podendo explorar livremente. No entanto, não há tarefas ou algo específico para fazer.

É possível apenas ver uma amostra da potência da UE5, ver de perto como estão os gráficos e as texturas, como estão as aparências de NPCs, como estão os sistemas de dia e noite e por aí vai. A única “tarefa” disponível é poder dirigir um veículo pelas ruas.

Há ainda placas espalhadas pelo mapa, que falam mais sobre a tecnologia utilizada para a criação da cidade.

Ao explorar a cidade, é possível selecionar uma câmera livre (que funciona como um “modo foto”) para ver melhor o visual

Como fazer o download?

The Matrix Awakens está disponível apenas para PlayStation 5 e Xbox Series X|S de forma totalmente gratuita.

Para resgatar uma cópia, basta acessar as lojas digitais de cada console (a PlayStation Store e a Microsoft Store) e realizar o resgate.

O que Awakens significa para o futuro?

A princípio, Awakens é apenas uma demo interativa da Unreal para entusiastas com desenvolvimento de jogos. Nem mesmo há conteúdo inédito ou importante para fãs de Matrix.

No entanto, muitos apostam que há mais por vir. Talvez um novo jogo ou uma experiência que complemente Matrix Resurrections, próximo filme da franquia. Mas ainda não há nada confirmado, então só nos resta esperar para ver.

O próximo filme da franquia, Matrix Resurrections, estreia em 22 de dezembro.

Mais notícias