O pesadelo continua: Amazon desiste de distribuir The Man Who Killed Don Quixote [Atualizado]

Mesmo após 20 anos de produção, o filme ainda enfrenta problemas

João Abbade Publicado por João Abbade
O pesadelo continua: Amazon desiste de distribuir The Man Who Killed Don Quixote [Atualizado]

A onda de azar de Terry Gilliam continua. Após vinte anos de problemas e contratempos na produção de seu mais recente filme, Gilliam continua sofrendo com impasses. The Man Who Killed Don Quixote já sofreu com destruição de películas, atores falecendo e vinte anos de problemas constantes, mas — mesmo assim — os problemas ainda não acabaram. A Amazon não vai mais distribuir o filme nos Estados Unidos, reportou uma matéria do IndieWire.

A Amazon havia assinado um acordo com Gilliam durante o festival de Cannes de 2018. Na época, a empresa de streaming havia comprometido a financiar parte do filme e distribuí-lo nos Estados Unidos. A empresa não quis comentar a reportagem do IndieWire.

Com a aproximação do lançamento de The Man Who Killed Don Quixote no final do mês, Gilliam está ansioso. Pessoas próximas ao diretor dizem que ele não está se sentindo bem e, na última terça (8), ele sofreu um pequeno AVC. Não se sabe se a proximidade do lançamento que demorou 20 anos tem correlação com o acidente.

Atualização: O Deadline conversou com Gilliam e, contrariando as informações do IndieWire, dizem que o diretor não chegou a sofrer um AVC. Ele foi levado ao hospital às pressas e teve uma precipitação a um AVC, mas não chegou a sofrer vascularmente. Ele está se recuperando em sua casa, em Londres.

O filme passou por inúmeros problemas, se tornou um exemplo e uma piada dentro da indústria cinematográfica — com muitos chegando a dizer que o longa nunca seria lançado. Mas Gilliam nunca desistiu da ideia, refilmou o filme algumas vezes e agora podemos comprovar, novamente, que, sim, ele existe!

Em The Man Who Killed Don Quixote, Toby Grisoni (Adam Driver) é um cara comum do século 21, que acaba sendo transportado no tempo e testemunha a história de Cervantes, com uma postura incrédula e maravilhada. Don Quixote de La Mancha, por sua vez, confunde Grisoni com seu Sancho Panza e, juntos, viverão as clássicas aventuras do louco sonhador.

Adam Driver (Star Wars), Michael Palin (Monty Python) e Jonathan Pryce (Game of Thrones) integram o elenco do longa, interpretando Toby Grisoni, Jacqui e Dom Quixote, respectivamente. Anteriormente, outros atores, como Jean Rochefort, Johnny Depp, Robert Duvall, Michael Palin, John Hurt e Vanessa Paradis filmaram cenas para o projeto.

The Man Who Killed Don Quixote não tem previsão de estreia global, mas terá sua première no Festival de Cannes, no dia 19 de maio.