O nosso Sol, em comparação com outras estrelas, é “preguiçoso”

Estudo aponta que centenas de astros que apresentam as mesmas características são até cinco vezes mais ativos

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
O nosso Sol, em comparação com outras estrelas, é

Estudos mostram que o Sol, em comparação com estrelas bem parecidas na nossa galáxia, é menos ativo magneticamente e também possui menos variações de brilho. Então, mesmo que ele seja de extrema importância para nós – sem ele, seríamos uma rocha coberta de gelo –, o Sol faz menos do que astros muito parecidos em suas propriedades.

Segundo um estudo feito por pesquisadores do Instituto Max Planck de Pesquisa em Sistemas Solares (MPS) e publicado pela Science, as 369 estrelas escolhidas são “quase idênticas ao Sol”, exceto pelo fato de apresentarem maior variabilidade. As fases ativa e inativa da quantidade de irradiância (quantidade de radiação solar por unidade de área) fica em torno de 0,7%, enquanto outros astros chegam a cinco vezes mais.

“Ficamos muito surpresos que a maioria das estrelas parecidas com o Sol seja muito mais ativa que ele”, disse Alexander Shapiro, chefe do grupo de pesquisa do MPS.

Para os autores do artigo, uma das possíveis explicações para essa diferença pode ser uma característica solar que ainda não foi identificada e torna a estrela muito diferente das outras analisadas. Outra possibilidade é a de que o Sol já apresentou uma taxa mais alta, mas há muito tempo atrás, e que ele tem sido fraco nos últimos 9 mil anos.