Novo robô humanoide da Toyota é capaz de imitar movimentos precisos do usuário

O T-HR3 consegue até mesmo reproduzir intensidade de força para lidar com objetos delicados

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato

A Toyota revelou recentemente o T-HR3, a terceira geração de seu robô humanoide que pode ser controlado à distância. Seu grande diferencial, no entanto, é o fato de copiar de forma precisa os movimentos do operador.

Como é possível ver no vídeo acima, tudo é feito usando luvas e um aparelho especial, além de um headset HTC Vive VR, permitindo que o usuário veja em 3D tudo o que é filmado pela perspectiva do robô em tempo real.

O robô consegue até mesmo pegar uma bexiga com as mãos e manuseá-la sem que ela estoure, já que também copia a intensidade de força do usuário, permitindo até mesmo lidar objetos delicados.

O T-HR3, que tem 1,54cm e pesa 75kg, é formado por um total de 29 partes, sendo que todos podem ser controlados usando o aparelho. É possível até mesmo fazer o robô andar sem sair do lugar de forma segura, já que ele também tem controle de balanço que o impede de cair facilmente, mesmo ao colidir com um objeto.

Segundo Akifumi Tamaoki, gerente geral da divisão de robótica da Toyota, o T-HR3 deve servir como assistente em casa, locais de construção, hospitais e até mesmo no espaço (via The Verge).

Os membros da Partner Robot têm o compromisso de usar a tecnologia do T-HR3 para desenvolver robôs amigáveis e úteis que coexistem com humanos e os ajuda em suas vidas diárias. No futuro, as principais tecnologias desenvolvidas para esta plataforma vão ajudar a informar e melhorar o desenvolvimento de robôs no futuro para garantir uma mobilidade ainda melhor para todos.

O T-HR3 será mostrado publicamente pela primeira vez no International Robot Exhibition, que acontecerá em Tóquio entre 29 de novembro e 2 de dezembro.