Novo golpe de WhatsApp promete perfumes de graça no dia dos namorados

Mais de 39 mil pessoas tiveram os dados roubados

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Novo golpe de WhatsApp promete perfumes de graça no dia dos namorados

Um novo golpe de WhatsApp, envolvendo o dia dos namorados, começou a circular com a proximidade da data comemorativa que acontece na próxima sexta-feira, dia 12. Uma mensagem usa o nome da empresa Boticário para enganar os usuários e oferecer uma suposta promoção de perfumes de graça.

Para ganhar o presente da empresa, diz as mensagens falsas, é preciso fornecer dados pessoais e também compartilhar uma URL com mais cinco pessoas. As imagens presentes também são muito parecidas com o marketing verdadeiro da marca. Com informações do TechTudo.

As páginas falsas se passam pelo site oficial da empresa de cosméticos e, em menos de uma semana, 39 mil pessoas caíram no golpe, com dez diferentes links.

A farsa foi revelada pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, que afirma que este tipo de crime visa utilizar as informações para invadir contas bancárias, e-mails e outros serviços que podem ser disponibilizados sem a intenção do usuário.

Para não cair em promessas falsas, é importante sempre verificar a origem do link e procurar nas redes das marcas envolvidas se realmente está acontecendo alguma promoção.

Esta não é a primeira vez que empresas de cosméticos são usadas como iscas para golpes; esta prática é muito comum perto de datas comemorativas.