Nintendo Switch | Conheça os “Nindies” confirmados para o console

A lista de jogos independentes para o console já está bem recheada

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato

Nesta terça-feira de carnaval, 28 de fevereiro, a Nintendo divulgou um vídeo, disponível acima, para apresentar os 17 novos jogos independentes confirmados para o Switch, apelidados de Nindies.

A lista é grande e até inclui alguns brasileiros, então preparamos uma breve apresentação de cada um para que você saiba o que está chegando para o console do cenário independente. Também incluímos alguns que não apareceram na apresentação, mas certamente vale serem conhecidos. Confira:

  • SteamWorld Dig 2

É a sequência do aclamado jogo de plataforma com elementos de Metroidvania, desenvolvido pela Image and Form. Desta vez você controla uma robô que está em busca de um amigo perdido. Para isso, como é de se esperar, ela precisará escavar ruinas e enfrentar muitos perigos, tudo acompanhado de uma belíssima animação. Certamente um dos títulos mais fortes da lista.

  • Yooka-Laylee

Considerado o espiritual de Banjo-Kazooie, o jogo é desenvolvido pela Playtonic Games e inclui diversos membros do time original que trabalhou no título do Nintendo 64. A dupla protagonista que dá nome ao game, que desta vez são um camaleão e um morcego, precisam explorar o mundo para encontrar páginas de um livro, o que dá início a uma grande aventura.

  • Overcooked!: Special edition

O divertido jogo cooperativo desenvolvido pela Ghost Town Games ganhará uma nova versão para o Switch, incluindo todos os conteúdos adicionais. Certamente um divertido game para aproveitar Joy-Cons ao lado dos amigos para rir com o caos da cozinha. O jogo também fará uso da função HD Rumble dos controles para deixar a experiência ainda melhor.

  • The Escapists 2

O Switch também receberá uma versão do divertido jogo de estratégia onde o jogador precisa escapar de uma prisão. A grande novidade da sequência é a possibilidade de entrar no modo multiplayer cooperativo a qualquer momento para até quatro jogadores.

  • GoNNER

GoNNER é um difícil jogo de plataforma com mapas gerados aleatoriamente com elementos de roguelike. No título você controla Ikk, que tem a Morte (Death) como mentor e uma baleia espacial chamada Sally como amiga. O jogo será exclusivo temporário do Nintendo Switch.

  • Dandara

Desenvolvido pela Long Hat House, dos brasileiros Lucas Mattos e João Brant, o jogo de plataforma com elementos Metroidvania coloca o jogador no papel de Dandara, uma moça capaz de manipular a gravidade para combater e explorar um misterioso mundo. O jogo também contará com conteúdos exclusivos no Switch, incluindo uso das funções de HD Rumble dos controles.

  • Kingdom: Two Crowns

https://www.youtube.com/watch?v=9ErDe2rCcW8

A nova versão do jogo desenvolvido pela Noio para o Switch trará uma grande novidade? Um modo cooperativo para dois amigos. No título, o jogador precisa comandar um reino e realizar muitas decisões difíceis que podem alterar completamente o rumo de seu povo.

  • Runner 3

Este exclusivo do Nintendo Switch continua a popular série BIT.TRIP. Mais uma vez, será necessário atravessar as fases em alta velocidade acompanhando o ritmo musical. No entanto, o jogo traz diversas novidades, incluindo veículos, desafios, personagens jogáveis inéditos e mais.

  • Blaster Master Zero

Este é o novo jogo de Blaster Master, jogo originalmente lançado no NES em 1988. A Inti Creates utilizou gráficos parecidos com o original, mas adicionou diversas novidades, incluindo mecânicas inéditas e um modo cooperativo para este jogo exclusivo do Switch e do 3DS.

  • Flipping Death

Considerado um sucessor espiritual de Stick It To The Man pela desenvolvedora Zoink Games, o jogo de plataforma coloca você no papel de uma garota que precisa “cobrir” as férias da Morte  em Flatwood Peaks e em seu outro lado, chamado de Otherside.

  • Graceful Explosion Machine

Mais um exclusivo temporário do Switch, este shooter com estilo arcade fará uso das funções HD Rumble dos controles, permitindo que você sinta as explosões caóticas que compõem do jogo.

  • Mr. Shifty

Este divertido jogo de ação com furtividade também será um exclusivo do Nintendo Switch, além de garantir um uso aperfeiçoado do HD Rumble nos controles para melhorar ainda mais a imersão de tudo o que acontece no jogo.

  • TumbleSeed

Um roguelike bastante diferente, TumbleSeed conta com um belo visual e mecânicas que desafiarão as habilidades do jogador, em parte graças ao mundo gerado aleatoriamente. O jogo também utilizará o HD Rumble dos controles para tornar a experiência ainda mais imersiva e divertida.

  • Shakedown: Hawaii

Da VBlank Entertainment, criadores de Retro City Rampage, este jogo de tiro no estilo 16-bit apresenta visão isométrica e até áudio que deixará qualquer nostálgico contente. O mundo aberto certamente trará muitas atividades para fazer e coisas para destruir. Além disso, o jogo também será exclusivo temporário do Nintendo Switch.

  • Pocket Rumble

A Chucklefish Games, que inclusive conta com os brasileiros Rodrigo Monteiro e Luciana Nascimento, trará três jogos para o Switch, começando com o Pocket Rumble. O jogo, que é desenvolvido pela Cardboard Robot Games, é um divertido jogo de luta 2D com estilo 8-bit. Como não poderia ser diferente com este novo, o jogo também aproveitará a função HD Rumble dos controles para melhorar a experiência, além de ser exclusivo do Switch nos consoles.

  • WarGroove

Se você é fã de jogos de RPG tático como Fire Emblem, certamente achará este jogo desenvolvido pela Chucklefish bastante familiar. Nele, exércitos se enfrentam em batalhas por turnos, tudo apresentado com uma bela animação 2D.

  • Stardew Valley

Como prometido pelo criador Eric Barone, a Chucklefish fará a publicação deste divertido e viciante simulador de fazenda no Nintendo Switch, que também será a primeira plataforma a receber o inédito modo cooperativo.

  • Celeste

Este jogo não apareceu na apresentação dos Nindies, mas certamente merece destaque. Dos brasileiros Pedro Medeiros e Amora B. na MiniBoss, também responsáveis por Towerfall, este é um jogo de plataforma “sobre escalar uma montanha”, cheio de armadilhas que desafiarão suas habilidades e precisão.


Estes foram os principais Nindies anunciados recentemente para o Switch, mostrando que o console certamente terá um bom conteúdo ao longo do ano, em grande parte graças aos títulos independentes. O que vocês acharam?