Nintendo ajuda fã com doença terminal a realizar sonho de jogar novo Zelda

Gabe Marcelo morreu em 14 de janeiro aos 27 anos

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato
Nintendo ajuda fã com doença terminal a realizar sonho de jogar novo Zelda

Recentemente a Nintendo ajudou um fã com doença terminal a realizar seu sonho antes de morrer: jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Gabe Marcelo morreu aos 27 anos em 14 de janeiro, mas visitou a sede da empresa meses antes e conseguiu participar de uma rápida e última aventura ao lado de Link em sua série preferida, revelou uma reportagem do Waypoint.

Gabe nasceu com uma cardiopatia congênita, que o deixou com apenas um ventrículo e uma área faltando no meio de seu coração. Por conta disso, ele não conseguia receber o oxigênio necessário para gerar energia, um quadro que só piorou conforme foi envelhecendo. Nos últimos meses, até mesmo sentar era uma ação difícil para seu corpo.

Sendo assim, desde criança, jogos sempre foram sua forma de fugir e conhecer o mundo. “Salvar o mundo era legal, mas para Gabe apenas ser capaz de correr em campo aberto era uma fantasia”, comenta o Waypoint.

Sua franquia preferida era The Legend of Zelda, que ele começou a jogar desde Link’s Awakening. “Ele era bastante novo na época e não sabia muito bem o que estava acontecendo, mas foi lá que tudo começou”, explicou seu irmão, Jamie Marcelo.

4xR2rTB

Em seus últimos meses, em um estado já muito crítico, The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi o que o motivou a continuar lutando. Ele conseguiu supreender a todos e juntar forças para comparecer à PAX no ano passado, mas infelizmente a Nintendo não levou o jogo.

Foi quando decidiram fazer uma campanha, incluindo uma publicação no Reddit, que se viralizou e finalmente chegou até a Nintendo. Em apenas algumas horas, a equipe de redes sociais da empresa entrou em contato oferecendo ajuda.

Gabe foi convidado para visitar a sede da Nintendo of America em Seattle. No dia, ele utilizou uma camiseta escrito “Thank you, Mr. Iwata” (“Obrigado, Sr. Iwata”) e finalmente pode jogar Breath of the Wild por pouco mais de 30 minutos. Isso porque o jogo era uma demo e não estava completo ainda. “Ele era, naquele jogo, o que não era em vida”, comentou a Mãe, Anita Marcelo.

Eu poderia sair andando e Gabe não se juntaria a mim. Quando eu saia, eu pensava sobre o fato de ele não poder ter o benefício de ar fresco e gelado e a liberdade de simplesmente andar em nossa vizinhança. Quando eu vi Zelda, eu percebi que este era o mundo maravilhoso que ele queria.

1486396049949-fS6VpEx

No dia da visita, Gabe passeou pela empresa em uma cadeira de rodas com a ajuda da família, recebeu presentes e conheceu alguns membros da equipe da Nintendo. “Eu podia perceber pela voz que ele estava totalmente feliz, algo que se tornou muito difícil de conseguir conforme a situação dele piorava”, explicou a mãe.

Gabe ainda teve a oportunidade de ver a apresentação da Nintendo no dia 13 de janeiro, quando também foi exibido um novo trailer. Ele chamou a mãe para assistir com ele.

Na noite antes de morrer, ele me chamou em seu quarto. Queria que eu assistisse ao trailer de dois minutos que ele baixou. Ele chorou conforme as cores e sons e trechos de ação apareciam na tela. No fim, lá dizia: ‘lançamento em 3/3/17’. Ele olhou para mim e disse: ‘Eu vou aguentar até lá!’ Eu realmente tenho que pensar sobre como ele estava feliz e não que ele não ia conseguir aguentar. Eu lembrei ele, naquela noite, que ele já tinha jogado Zelda… Mas eu sabia o que ele queria dizer.

A matéria completa, disponível no site da Waypoint, dá mais detalhes de todo o processo e de como a família lidou com toda a situação. Recomendo que leiam.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild será lançado para Wii U e Nintendo Switch em 3 de março de 2017.