Netflix usou Black Mirror: Bandersnatch para melhorar as recomendações personalizadas

As escolhas de cada usuário no filme interativo foram registradas

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Netflix usou Black Mirror: Bandersnatch para melhorar as recomendações personalizadas

Parece que a Netflix registrou e salvou todas as escolhas feitas pelos espectadores que assistiram Black Mirror: Bandersnatch, filme interativo que tem quase um trilhão de combinações narrativas diferentes, para melhorar a experiência deles na plataforma. A informação é da VICE.

A descoberta foi feita por Michael Veale, um pesquisador de políticas da tecnologia da University College London, que entrou em contado com o gigante de streaming depois de muitas pessoas brincarem com a possibilidade de que todas as escolhas do filme interativo estavam sendo coletadas.

As pessoas estavam especulando muito no Twitter sobre as motivações da Netflix. Eu pensei que seria um teste engraçado mostrar para as pessoas como elas podem usar a lei de proteção de dados para fazer perguntas do tipo.

Veale usou o regulamento geral de proteção de dados da Europa para “forçar” o serviço a responder suas dúvidas que envolviam o motivo para qual eles estão salvados dados e outras informações relacionadas.

Como resposta, a Netflix explicou que estava registrando as escolhas dos espectadores de Bandersnatch para “melhorar as recomendações personalizadas de cada usuário”.

Portanto, as escolhas ajudariam os algoritmos a sugerir produções para as pessoas. Além disso, a plataforma também disse que usou esse sistema para “determinar como melhorar o modelo de narrativa interativa”.

A trama de Black Mirror: Bandersnatch, gira ao redor de Stefan Butler, desenvolvedor de games, que fica obcecado em criar um jogo baseado em um livro interativo chamado Bandersnatch, que ganhou quando era criança.

O filme é uma experiência interativa, com o espectador escolhendo os rumos da história da mesma maneira que acontece em livros-jogos. O episódio tem cerca de 90 minutos, mas, a depender das escolhas do espectador, pode durar mais de cinco horas. O lançamento do longa foi anunciado em cima da hora, um dia antes da estreia.

As quatro temporadas de Black Mirror e o filme interativo estão disponíveis na Netflix.