Neil Gaiman responde a pessoas irritadas com o elenco de Sandman da Netflix

Autor usou a própria HQ para responder críticas à escalação de Kirby Howell-Baptiste como Morte

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Neil Gaiman responde a pessoas irritadas com o elenco de Sandman da Netflix

Na última quarta-feira (26) a Netflix anunciou novos nomes para o elenco de Sandman. Alguns dos ditos fãs da HQ protestaram contra a escalação de Kirby Howell-Baptiste como Morte alegando que nos quadrinhos a personagem é branca. A controvérsia levou Neil Gaiman, autor da obra original, a responder a alguns dos comentários.

Se você acha que os Perpétuos têm alguma raça ou forma humana específica, você perdeu alguma coisa de Sandman. Não se preocupe. Assista à série.”, afirmou o autor.

Outro leitor aproveitou a interação para perguntar por que Gaiman escreveu a Morte “como uma garota gótica”. A isso o autor respondeu:

“Estou meio embasbacado que você ainda pergunte. Morte apareceu em Sandman 8. Em Sandman 9, Contos na Areia, vemos os Perpétuos 10.000 anos atrás e eles são negros. Você se esqueceu disso?”.

A um outro fã exaltado, Gaiman pediu calma. “Pare de se preocupar. Está tudo bem. A coisa mais importante sobre a Morte é que ela é a Morte: útil, sensível, perdoadora, maravilhosa. Ela é branca, negra, humana, pássaro e alienígena. Leia Sandman novamente.”

Ainda sobre a Morte, Gaiman usou uma cena da HQ Sandman Prelúdio para demonstrar de maneira prática que a personagem não tem uma forma definitiva:

Fã: “Acho que os criadores dessa série também não leram Sandman. Porque essa é a Morte.”
Gaiman: “Claro”

Infelizmente a polêmica não parou na morte. A forte presença de atrizes foi motivo de reclamação por parte de um leitor, que demonstrou insatisfação pela falta de atores entre os papéis anunciados. Em tom de deboche, Neil Gaiman afirmou que a reclamação de que “‘metade dessas pessoas deveriam ser homens’ é a pista de que algumas pessoas barulhentas podem não ter lido Sandman.”

A primeira temporada de Sandman terá onze episódios, mas ainda não tem uma previsão de estreia na Netflix.

Mais notícias