NASA vai inspecionar SpaceX, após vídeo de Elon Musk fumando maconha

"Nós temos que mostrar ao público que se nós colocamos um astronauta em um foguete, ele estará seguro."

Marina Val Publicado por Marina Val
NASA vai inspecionar SpaceX, após vídeo de Elon Musk fumando maconha

Elon Musk teve inúmeros problemas recentes por conta de sua participação em podcasts e comentários redes sociais, desde influenciar na queda das ações da Tesla, até ser afastado do conselho da empresa.

Porém, a dor de cabeça ainda não acabou. A NASA vai auditar a segurança da SpaceX e o motivo parece ser justamente o vídeo de Elon Musk fumando maconha durante a gravação de um podcast.

A agência espacial americana não comentou oficialmente o motivo da inspeção de segurança em parceiros como a SpaceX e Boeing, mas a declaração oficial citou a importância de um ambiente livre de drogas:

Nos próximos meses, antes dos testes tripulados da Crew Dragon e Starliner, a NASA vai conduzir um estudo de avaliação de cultura em colaboração com nossos parceiros comerciais para garantir que as empresas estão atendendo os requerimentos da NASA de segurança no ambiente de trabalho, incluindo a adesão a um ambiente livre de drogas.

Jim Bridenstine, administrador da NASA, comentou que a prioridade é mostrar para o público que o programa espacial é seguro:

Se eu vejo algo que é inapropriado, a minha principal preocupação é a cultura que levou a isso e o fato de a NASA estar envolvida. Como uma agência, nós não estamos liderando apenas nós mesmos, mas também nossos terceirizados. Nós temos que mostrar ao público que se nós colocamos um astronauta em um foguete, ele estará seguro.

Bridenstine adicionou também que “cultura e liderança começam no topo. Qualquer coisa que possa resultar em questionamentos sobre a cultura da segurança, nós precisamos arrumar imediatamente.”

A SpaceX emitiu uma declaração sobre o assunto:

Viagens espaciais com humanos é a missão principal da nossa empresa. Não há nada mais importante para a SpaceX do que esse esforço, e nós levamos a sério a responsabilidade que a NASA confiou a nós para levar e buscar de forma segura e confiável astronautas americanos para a Estação Espacial Internacional.

Mais notícias