NASA vai comprar amostras da Lua e os vendedores nem precisarão entregar

A agência pode retirar lá na Lua mesmo

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
NASA vai comprar amostras da Lua e os vendedores nem precisarão entregar AP Photo/Michael Wyke

Um novo mercado está surgindo: o de pedras lunares. A NASA declarou que está em busca de pedaços da Lua, e que está disposta a pagar por amostras das rochas locais.

A empresa que quiser vender suas amostras de pedras ou “poeira” lunar não precisa nem trazê-la para a Terra. A compra dá a propriedade exclusiva do material coletado para a NASA, que poderá recolher tudo quando for ao satélite.

Para garantir que o pagamento está indo para o lugar certo, a NASA pede para que as empresas compartilhem fotos do processo de coleta e da amostra recolhida, além de compartilhar dados sobre o local de origem da pedra. A transação deve ser completada inteiramente até 2024, ano em que a agência pretende enviar uma nossa missão para a Lua.

A oferta é válida para organizações de todo o mundo, mas não é extremamente rentável. Os preços variam entre US$ 15 mil e US$ 25 mil por exemplar — um valor baixo quando levamos em conta o custo exorbitante de cada uma das missões para fora do planeta. Você pode ler mais sobre a oportunidade clicando aqui (em inglês), ou a publicação no blog oficial da NASA.