NASA mantém data de lançamento de veículo espacial apesar da pandemia

Será o primeiro voo tripulado da SpaceX

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
NASA mantém data de lançamento de veículo espacial apesar da pandemia

A pandemia de COVID-19 não é o suficiente para fazer a SpaceX e a NASA mudarem seus planos de despachar dois astronautas para a Estação Espacial Internacional no dia 27 de maio.

Os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley vão decolar do Centro Espacial de Kentucky, nos EUA, na missão chamada de Demo-2. A dupla já foi para o espaço com o programa Space Shuttle, de 2011 — e não houve mais nenhuma missão partindo dos EUA desde então.

O veículo espacial que os levará é o Crew Dragon, da SpaceX, e essa será sua primeira viagem tripulada. Caso tudo dê certo, a espaçonave começará a fazer viagens frequentes entre a Terra e a Estação Espacial.

Esse será o primeiro voo tripulado da SpaceX desde sua criação, em 2002.

Além de todas as medidas de segurança e precauções para manter a saúde dos pilotos intacta durante a missão, toda a equipe da NASA também está redobrando a precaução por conta do coronavírus. As preparações exigem que todos usem máscaras o tempo todo, e quem interage com os pilotos passa por uma bateria de testes rigorosa.

A empresa também revelou que fará uma série de transmissões antes, durante e depois do lançamento da espaçonave, que está marcado para as 17h32 do dia 27 de maio, no horário de Brasília. Confira o calendário completo de transmissões relacionadas à missão Demo-2, em inglês, clicando aqui.