NASA contrata Nokia para criar rede de 4G na Lua

Internet sem fio na Lua faz parte do projeto Tipping Point

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
NASA contrata Nokia para criar rede de 4G na Lua

A Nokia foi escolhida pela NASA para construir uma rede de internet sem fio na Lua.

O acordo prevê que a empresa finlandesa vai desenvolver e implementar uma rede capaz de suportar tecnologias 4G/LTE na superfície lunar, com planos de atualizá-la para uma rede 5G no futuro.

A ideia é que a rede sirva como uma base para as comunicações essenciais no satélite, funcionando para transmitir dados de aplicativos como o “controle das sondas lunares, navegação em tempo real da geografia lunar e transmissão de vídeo em alta definição”. As informações são do Twitter da Bell Labs, divisão de inovação da Nokia.

A empresa tem como objetivo desenvolver uma rede que suporte climas extremos e pousos na superfície da Lua, que podem causar tremores e outros tipos de situações. A instalação será feita de forma remota, com a ajuda da Intuitive Machines, que também está trabalhando com a NASA em outras soluções de hardware e software para viabilizar a permanência de pessoas no satélite.

O investimento para a criação da rede é de US$ 14,1 milhões, segundo postagem no site oficial da NASA.

A implementação de comunicações faz parte da iniciativa Tipping Point, que financia o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos para o programa Artemis, que vai levar uma mulher e um homem à Lua em 2024 (saiba mais). Depois disso, há planos para estabelecer uma base lunar até 2028, e para estabelecer meios de vida sustentáveis até 2030.