NASA confirma que Perseverance coletou com sucesso amostra de solo de Marte

Mas ainda vai demorar para que as amostras sejam enviadas de volta

Marina Val Publicado por Marina Val
NASA confirma que Perseverance coletou com sucesso amostra de solo de Marte

A NASA acaba de confirmar que a sonda Perseverance já recolheu a primeira amostra de solo marciano que será enviada de volta para a  Terra!

A rocha foi coletada no dia 2 de setembro, mas a equipe aguardou alguns dias para ter certeza que tudo estava certo com a coleta antes de anunciar para o mundo o feito. No sábado (5), as condições de iluminação no planeta vermelho estavam mais favoráveis e foi possível afirmar com certeza que estava tudo certo.

O anúncio então foi feito no Twitter da Perseverance:

“Consegui! Com uma iluminação melhor no tubo você pode ver que o núcleo de rocha que coletei ainda está lá. A seguir, vou processar esta amostra e selar o tubo.

Esse ainda é apenas o primeiro passo na jornada da Perseverance. A ideia é que, nos próximos anos, a sonde colete mais algumas dezenas de amostras na cratera Jazero para que os cientistas na Terra possam analisá-las e descobrir mais sobre a história de Marte, até se, potencialmente, existiu alguma forma de vida no local.

Posteriormente, outro equipamento será enviado para Marte para recolher todas as amostras e enviá-las de volta para o nosso planeta.

Entretanto, isso ainda vai demorar um bocado, já que a construção do rover que vai recolher os tubos com solo marciano ainda nem começou. Ele só deve chegar a Marte em 2026 e a a previsão é que as amostras coletadas cheguem ao destino na Terra em 2030.

Caso tudo ocorra conforme o planejado, seria a primeira vez que humanos recolhem materiais de outro planeta.

Para mais informações e imagens, confira o site oficial da missão.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1