“Não espere um novo Xbox a cada dois anos”, diz Phil Spencer

"Não sabemos qual será o próximo console depois do Scorpio"

João Abbade Publicado por João Abbade

O novo console da Microsoft, o Project Scorpio, sai já em 2017 — apenas quatro anos depois do lançamento do Xbox One. Essa é uma janela de tempo relativamente curta quando comparada às tendências históricas de outras gerações.

Em uma entrevista a Game Informer, Phil Spencer foi perguntado se a Microsoft pretende lançar consoles “mais frequentemente” e o chefe da divisão Xbox disse que não veremos um novo console da Microsoft a cada dois anos.

Quanto à regularidade de lançamentos, para ser bem honesto, eu não tenho ideia de qual será o nosso próximo console depois do Project Scorpio. Nós ainda estamos pensando sobre tudo isso. Estamos olhando para as tendências de mercado, de hardware e de preço. Eu não quero ter que trocar de console de dois em dois; Isso não faz parte do nosso modelo de negócios e isso não colabora pra ninguém.

Spencer esclareceu que o melhor cliente para a companhia é aquele que compra o console, mas também aquele que adquire muitos jogos — por isso não é interessante para a Microsoft lançar consoles com tanta frequência.

Esse é o melhor cliente para nós em termos financeiros. Não existe a menor necessidade de ter um novo console a cada dois anos.

O executivo da Microsoft ainda complementou dizendo que não quer transformar o mercado de consoles em um mercado como o de placa de vídeos, onde você se atualiza constantemente para ficar a par dos gráficos. Segundo Spencer, os consoles são muito mais sobre ecossistema e comunidade do que qualidade gráfica.

O Xbox Scorpio tem lançamento previsto para o final de 2017 e promete ser o primeiro console a rodar 4K nativo, já que o PS4 Pro roda, em sua maioria, apenas uma versão 2K dos jogos com upscaling para o 4K.