Morre Alexei Leonov, primeiro humano a fazer uma caminhada espacial

O astronauta tinha 85 anos e chegou a fazer duas viagens espaciais

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Morre Alexei Leonov, primeiro humano a fazer uma caminhada espacial

Alexei Leonov, o primeiro humano a caminhar no espaço, morreu nesta sexta-feira (11), aos 85 anos. As informações são da BBC.

A causa da morte foi divulgada como “uma longa doença”.

Leonov é menos conhecido que Yuri Gagarin, mas na Rússia, sua terra natal, ele será sempre lembrado por seu papel na missão Voskhod-2, de 1965.

Durante sua carreira de cosmonauta, o russo fez duas viagens espaciais e se tornou o primeiro humano a realizar uma caminhada no espaço. O feito durou 12 minutos e 9 segundos. O passeio foi extremamente estressante para Lenov, pois seu traje se encheu de ar e ele teve que lutar para conseguir retornar à espaçonave.

Alexei Leonov voltou ao espaço em 1975, na missão Apollo-Soyuz: o primeiro vôo espacial dos Estados Unidos com a União Soviética.

Por meio da TASS, a agência de notícias russa, o presidente Vladimir Putin disse que conhecia Leonov e tinha muito respeito pela sua coragem.

A Nasa disse em comunicado no Twitter que ficou triste com a morte de Leonov.

“Sua aventura dentro do vácuo do espaço começou a história de atividade extraveicular que possibilita a manutenção da Estação Espacial hoje”, escreveu a NASA.