Ministério Público investiga Valve por jogo sobre Bolsonaro
MPF pede que jogo seja tirado do ar pelo presidenciável "ganhar pontos ao matar minorias"
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o MPDFT, abriu uma investigação contra a Valve, o Steam e todos os responsáveis por criar o jogo Bolsomito 2k18. O beat’em’up (briga de rua) estrelando o presidenciável do PSL mostra o Capitão da Reserva espancando minorias como baianos, negros, LGBTs, militantes do MTST e outros. O órgão do Governo responsabiliza o Steam por disponibilizar o jogo e os desenvolvedores por fazer uma obra na qual um personagem “ganha pontos ao matar minorias”.
De acordo com o SteamCharts, o título desenvolvido por um estúdio brasileiro teve o máximo de 25 pessoas jogando ao mesmo tempo. Pouco mais de 130 resenhas foram deixadas no Steam.
O MPF aponta que a Constituição Federal Brasileira tem como objetivo promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. O que faria do jogo inconstitucional. Como o Marco Civil da Internet de 2014 prevê que todos os cidadão devem ser respeitados na web, o jogo está sendo investigado por violar os diretos constitucionais.
O Ministério Público nota que a desenvolvedora BS STUDIOS ” desenvolveu um jogo em que `Bolsomito` ganha pontos ao matar minoria”. A própria descrição feita por seus criadores apontam as minorias como inimigos. A página do jogo contém a seguinte frase: “Esteja preparado para enfrentar os mais diferentes tipos de inimigos que pretendem instaurar uma ditadura ideológica criminosa no país. Muita porrada e boas risadas”.

Com isso, o Ministério Público pede que o Steam pare de comercializar o jogo Bolsomito 2k18 em sua plataforma e que escreva para o MPF identificando os responsáveis pelo BS Studios.
Na portaria de n.23/2018, o Ministério Público justifica suas sanções para o processo com os seguintes pontos:
- Considerando que o citado jogo está sendo comercializado pelo Steam, plataforma digital de distribuição de videogames;
- Considerando que o Steam é uma plataforma da empresa Valve Corporation – Valve L.L.C.
- Considerando que o jogo foi produzido pela BS Studios
- Considerando que jogo foi lançado no dia 05 de outubro de 2018, ou seja, 2 (dois) dias antes do primeiro turno das eleições brasileiras;
- Considerando que o jogo possui clara intenção de prejudicar candidato à Presidência da República e com isso embaraçar as eleições 2018;
- Considerando que o jogo causa danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas;
- Considerando que o jogo viola o Digital Millennium Copyright Act
A investigação está sendo comandada por Frederico Meinberg Ceroy e Liz-Elainne de Silvério e Oliveira Mendes, ambos Promotores de Justiça do MPF.
Bolsomito 2k18 foi lançado em 5 de outubro e é classificado por seus criadores como: “um jogo indie em pixel-art que segue o estilo Beat ‘em up (briga de rua), e conta a história de um homem farto de viver em uma sociedade corrompida por um inimigo ideológico, que pretende se perpetuar no poder através de uma ditadura comunista.”