Meteoro é visto no céu da Bahia

Moradores relataram terem visto "bola de fogo" e ouvido barulhos durante a noite da última segunda-feira, 26

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Meteoro é visto no céu da Bahia Rede Brasileira de Observação de Meteoros

Um bólido – objeto originado do espaço e que colide com a Terra – pôde ser visto no céu de várias cidades da Bahia, principalmente na região do Baixo Sul, durante a noite da última segunda-feira (26). Moradores relataram terem visto uma forma que se assemelha a um meteoro, junto com um forte clarão.

Segundo informações da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, a BRANOM, o bólido percorreu uma trajetória de leste para oeste. Ele surgiu no céu às 21h29 (horário de Brasília), na região do município de Tapeorá, Bahia, e foi até a cidade de Burietá.

Assista abaixo ao vídeo divulgado pelo BRANOM.

Em entrevista ao Correio 24 Horas, o doutorando do Observatório Nacional Nícolas Oliveira, explicou que há grandes chances de se tratar de um meteoro que explodiu no ar, o que explicaria os barulhos ouvidos pelos cidadãos, mas para provar isso é necessário encontrar um meteorito.

Ainda segundo o jornal, diversas pessoas relataram terem ouvido um forte estrondo. Segundo moradores disseram à publicação, “as paredes e o piso da casa” chegaram a tremer, além de descrições de uma “bola de fogo” caindo do céu.