Memes nas legendas brasileiras de Neon Genesis Evangelion geram controvérsia

"Estou muito pistola" e "sem tempo irmão" apareceram no anime

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Memes nas legendas brasileiras de Neon Genesis Evangelion geram controvérsia

Neon Genesis Evangelion chegou há pouco tempo na plataforma digital da Netflix, mas alguns detalhes já começaram a gerar uma controvérsia entre os otakus.

As legendas brasileiras do anime possuem alguns memes conhecidos, como “sem tempo irmão” e “estou muito pistola”. Mas alguns fãs não acharam graça e explicaram no Reddit que estão bem descontentes.

O primeiro depoimento a aparecer no site de fóruns sobre o assunto foi do usuário gelado1000, que logo recebeu respostas de várias outras pessoas concordando com seu descontentamento. Veja:

Netflix is putting Brazilian memes in the Brazilian subs of Evangelion (????????) from r/anime

“Eu estava assistindo Evangelion na Netflix e percebi que  as legendas brasileiras têm memes brasileiros. Eu só queria compartilhar que alguém pensou que seria uma boa ideia estragar as legendas desse anime altamente amado, e agora estou muito confuso. O meme que me fez escrever esse discurso apareceu no oitavo episódio, no qual Eva está em um navio e o capitão diz algo como ‘Eu não vou deixar este robô sair daqui’ (se referindo a algo que estava próximo), o que foi traduzido como ‘Eu não vou deixar esse robô livre, leve e solto’ — isso faz parte de uma música…

Eu não sei como reagir a isso, acho que só queria desabafar.

Atualização: Encontrei mais dois memes. Um era pra ser ‘Estou muito bravo’ e foi traduzido para ‘Eu estou muito pistola’, que é quase um meme (definitivamente não é algo que alguém de fora do Brasil diria). E o outro era pra ser ‘Estou com pressa’ e foi traduzido para ‘Sem tempo irmão’, o que é literalmente um meme.”

Evangelion conta uma história extremamente pessoal e humana ao mesmo tempo em que nos apresenta um universo de fantasia que, de alguma forma, se parece muito com o nosso. O episódio final da série de TV tem diversas interpretações, e uma delas gerou até mesmo uma sequência de filmes — que ainda estão sendo lançados, mais de 20 anos depois da estreia.

A série e os filmes clássicos já estão disponíveis na Netflix. A estreia de Evangelion: 3.0+1.0 está prevista para março de 2020 no Japão.