Matteo Santos usou o nerd power para se envolver no Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu

Um papo com um dos ilustradores convidados para a adaptação em quadrinhos do Nerdcast RPG

Marina Val Publicado por Marina Val
Matteo Santos usou o nerd power para se envolver no Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu

Matteo Santos é ilustrador e fã do Nerdcast que chamou atenção ao criar algumas páginas de quadrinhos baseadas no Nerdcast RPG Call of Cthulhu. Com uma ajudinha de outros fãs e muito Nerd Power, ele acabou se tornando um dos artistas convidados para a Coleção Cthulhu.

O NerdBunker bateu um papo com o ilustrador para saber mais sobre isso. Confira abaixo:

Qual a sua relação com o RPG?

“Minha relação foi sempre de mais vontade de jogar do que jogar de fato [risos]! Um dos primeiros contatos que tive foi exatamente com o episódio 1 RPG de Ghanor. Eu já era muito fã do Jovem Nerd no Youtube, e num evento que fui em Fortaleza onde eles estavam pessoalmente eles falaram muito dos Nerdcasts de RPG. Decidi dar um chance para ouvir e me apaixonei na hora! Sim, o primeiro podcast que ouvi na vida foi o episódio 1 do Nerdcast RPG de Ghanor!”

Depois de ouvir a vontade de jogar foi enorme, porém aquela velha história de é muito difícil encontrar um grupo de amigos para jogar RPG de mesa, mas finalmente consegui e claro como eu era o mais empolgado tive que ser o mestre, foi uma aventura de fantasia medieval num sistema adaptado de 3D&T. Depois dessa joguei alguma vezes como jogador, D&D, Vampiro: a Máscara, Call of Cthulhu e de One Piece, todos foram poucas partidas infelizmente, creio que mais teve sessões foi o de Vampiro, mas o meu preferido foi o de One Piece tenho vontade de jogar bem mais!

Entre as muitas recompensas da campanha do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu, você está trabalhando em quais?

Na Graphic Novel! Muito empolgado em participar desse quadrinho incrível com uma equipe maravilhosa!

Qual o principal desafio de adaptar algo de outra mídia?

Creio que é entender o que de melhor as diferentes mídias podem abrilhantar na obra. Cada mídia tem um meio diferente de expressar a mesma história e saber como tirar o melhor dela na mídia que irá receber a adaptação é o passo mais importante. No podcast meus momentos preferidos são quando o Nyarlathotep está tentando algum personagem, muito devido a fenomenal atuação do Leo Castilhos, coisa que não tem como fazer numa HQ. Porém, com desenhos, dá para apelar para uma nova gama de sensações no leitor, mesmo sendo a mesma história.

Matteo Santos
Matteo Santos, um dos ilustradores responsáveis pelas artes do Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu

Quando você descobriu que precisava contar histórias, que isso era uma profissão, afinal?

Acho que foi quando descobri os mangás, comecei criando fanfic de Naruto junto com um primo, mas não escrevíamos, era só nas nossas cabeças e conversas [risos]. Depois disso, quanto mais mangás eu lia, mais queria criar minha própria história e assim essa paixão por desenvolver universos e criar histórias nasceu! Creio que o momento vi que isso poderia dar certo como profissão foi quando me mudei para São Paulo, em 2017, e conheci muitos artistas incríveis em eventos e na Quanta Academia de artes, onde fiz alguns cursos. Também conheci melhor algumas editoras independentes que publicam artistas nacionais. Isso tudo me fez ter uma perspectiva melhor sobre o mercado nacional e dar aquela esperança que um dia eu também iria conseguir!

Se não trabalhasse com arte, o que você acha que faria?

Provavelmente com design gráfico, foi o curso que fiz na faculdade, mas no caso de design gráfico também for considerado [arte], não faço a mínima ideia [risos]. É muito difícil pensar minha vida sem o foco na arte.

A história de como você passou a fazer parte desse projeto é bem curiosa: você fez quadrinhos com os personagens, por contra própria, e depois mostrou no Twitter? Conta como foi isso exatamente? Acho que é um exemplo muito bacana de coisas boas que a internet traz!

“Sou fã demais do Nerdcast de RPG e estava com vontade de fazer alguma fanart da saga de Cthulhu há um bom tempo, mas, por falta de tempo, acabava deixando para depois. Quando vi as lives de leituras de e-mails, pensei que seria muito legal ver minha arte na tela, esbocei várias ilustrações para mandar como arte dos fãs, porém queria algo diferente do que todos estavam fazendo e por isso decidi por fazer páginas de quadrinhos, uma cena de cada episódio, (e aviso que logo sai a cena do quarto episódio também!)”

Então, depois de eu postar e ser compartilhado pelo Azaghal nas redes sociais, muitos fãs vieram comentar nos desenhos que queriam que eu desenhasse a história toda. Eu respondia que isso dependia do Jovem Nerd e do Azaghal, porque vontade eu tinha e muita! Criei uma campanha e pedi para todos que queriam essa HQ marcassem os dois nas redes sociais pedindo pra acontecer e deu certo! Logo o Jovem Nerd me chamou no Twitter para discutirmos sobre isso e fui incluído na equipe da Graphic Novel dessa coleção espetacular!


Você tem até o dia 2 de fevereiro de 2021 para apoiar o Nerdcast RPG: Coleção Cthulhu. E já pode escutar o último episódio agora!