Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio respondem às acusações de presidente brasileiro

Bolsonaro declarou que DiCaprio teria financiado as queimadas na Amazônia, mas não apresentou nenhuma prova

Redação NerdBunker Publicado por Redação NerdBunker
Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio respondem às acusações de presidente brasileiro

Na última sexta-feira (29), Jair Bolsonaro declarou em uma live no Facebook que Leonardo DiCaprio, ator de A Origem e O Lobo de Wall Street, teria financiado as queimadas na Amazônia. O presidente brasileiro, mais uma vez, tentou atribuir a disseminação do fogo à ONGs, mas não ofereceu nenhuma evidência para essa afirmação.

Quando eu falei que há suspeitas de ONGs, o que a imprensa fez comigo? Agora, o Leonardo DiCaprio é um cara legal, não é? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia. O pessoal da ONG, o que eles fizeram? O que é mais fácil? Botar fogo no mato. Tira foto, filma, a ONG faz campanha contra o Brasil, entra em contato com o Leonardo DiCaprio, e o Leonardo DiCaprio doa US$ 500 mil para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tocando fogo, tá certo? Leonardo DiCaprio tá colaborando aí com a queimada na Amazônia, assim não dá.

Em um comunicado publicado no Instagram no último sábado (30), o ator e ambientalista rebateu as acusações e reforçou seu apoio às pessoas engajadas em proteger os ecossistemas da Amazônia:

“Nesse momento de crise na Amazônia, eu apoio as pessoas do Brasil trabalhando para salvar sua herança natural e cultural. Eles são um exemplo incrível, comovente e humilde do compromisso e da paixão necessários para salvar o meio ambiente. O futuro desses ecossistemas insubstituíveis está em jogo e tenho orgulho de apoiar os grupos que os protegem. Apesar de dignos de apoio, nós não financiamos essas organizações. Eu continuo comprometido em apoiar as comunidades indígenas do Brasil, governos locais, cientistas, educadores e o público em geral que está trabalhando incansavelmente para garantir a Amazônia no futuro de todos os brasileiros.”

No domingo (1), Mark Ruffalo, que interpreta Bruce Banner/Hulk nos filmes do MCU, também entrou na discussão em defesa de DiCaprio:

“Bolsonaro e sua trupe estão usando de bode expiatório justamente as pessoas protegendo a Amazônia dos incêndios que ele permitiu que acontecessem. Pergunte a si mesmo: o que mudou recentemente no Brasil para que isso acontecesse agora? Bolsonaro e as suas políticas (não-)ambientais.”

A WWF, ONG comprometida com a conservação ambiental, também emitiu uma nota de repúdio sobre as afirmações do presidente:

Como o WWF-Brasil já informou em nota no dia 26 de novembro, não houve compra de imagens da Brigada Alter do Chão. O fornecimento de fotos por qualquer parceiro da organização é inerente à comprovação das ações realizadas, essencial à prestação de contas dos recursos recebidos e sua destinação no âmbito dos Contratos de Parceria Técnico-Financeira.

O papel de organizações da sociedade civil como o WWF-Brasil é dar transparência a conflitos e soluções que apoiem o desenvolvimento sustentável do país, por meio de conteúdos como relatórios, registros fotográficos, pesquisas, estudos, infográficos e mapas. Também para este fim, em setembro deste ano, o WWF-Brasil realizou sobrevoo na Amazônia para captar imagens, posteriormente usadas para fins de comunicação e divulgadas à imprensa para mostrar a dimensão das queimadas.