Jovem Nerd

NerdBunker

Lila’s Tale: Stealth é jogo brasileiro que usa realidade aumentada no iOS

Um dos primeiros feitos com o AR Kit da Apple

A realidade aumentada é uma função que está sendo cada vez mais explorada no mercado de jogos por colocar o jogador para interagir com o ambiente em que ele se encontra, por vezes aumentando a imersão da experiência.

A Apple lançou recentemente seu kit para desenvolvimento em realidade aumentada, e um dos primeiros jogos da plataforma é brasileiro. Feito pelo estúdio Skullfish Studios, Lila’s Tale: Stealth é um jogo de exploração em que você deve guiar Lila em segurança até o final da fase, coletando moedas para trocar por melhorias para a personagem, tudo isso sem que ela seja notada pelos inimigos.

O título é um spin off de outro jogo da empresa, Lila’s Tale, feito para realidade virtual e que já ganhou seis prêmios internacionais, além de ter  indicações como Melhor Jogo VR no SBGames 2017 em Curitiba e Best Game Art no Indie Prize da Casual Connect USA 2017 que aconteceu em Seattle.

Lila’s Tale: Stealth foi criado exclusivamente para o AR kit da Apple e ganhou destaque na App Store em seu lançamento.

Thomas Semim, game designer da Skullfish, conta que diversos protótipos foram feitos até chegarem na decisão de fazer um jogo focado em furtividade. “Apesar de ser um gênero mais tradicional, percebemos que existia uma aplicabilidade muito interessante [no gênero] para a Realidade Aumentada”, diz ele, ressaltando que tudo isso foi feito mantendo os conceitos já existentes no jogo de VR.

Thomas fala um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento do spin off:

A ideia de poder guiar a Lila e permitir ao jogador andar a vontade para explorar o cenário, encontrar o melhor caminho e visualizar cantos que geralmente não poderiam ser vistos de formas mais tradicionais com câmeras presas permitiu criar um stealth game bastante interessante e único.

Ele também relata que foi um pouco difícil deixar claro para os jogadores que eles deveriam se mover de verdade:

Um dos maiores desafios que enfrentamos no processo de criação foi ensinar os jogadores que eles poderiam e deveriam andar de verdade pelo cenário. Durante os inúmeros testes e protótipos que fizemos, as pessoas interagiam quase sempre da forma que estamos acostumados: tocando a tela, e sem sair do lugar. O jogo final veio após refazermos cerca de 5 vezes tudo até a solução final.

O desenvolvimento de Lila’s Tale: Stealth foi afetado por outro fator: o tempo.

Nossa equipe estava completamente focada no desenvolvimento do Lila’s Tale para Realidade Virtual, quando percebemos a oportunidade de desenvolver um jogo totalmente novo para Realidade Aumentada com a Apple. Decidimos testar e entender melhor a tecnologia, porém sabíamos que não ia ser fácil por conta do tempo disponível. Ao longo do processo, mudamos o projeto diversas vezes até encontrar a melhor mecânica de jogo e no final das contas o Lila’s Tale: Stealth acabou sendo realmente desenvolvido em cerca de 1 mês! Foi uma loucura mas conseguimos. Apesar da dificuldade, foi um enorme aprendizado para todos e ficamos bem contentes com o resultado. Agora nosso plano é de poder expandir o jogo e torná-lo ainda melhor!

A correria toda rendeu frutos e o lançamento do jogo foi bem sucedido, rendendo ao game lugar de destaque na loja online da Apple, promovendo a nova função de realidade aumentada. A recepção do jogo também foi positiva, conforme conta Thomas.

A recepção do Lila’s Tale: Stealth foi melhor que imaginávamos! Estávamos trabalhando muito para conseguir colocar o jogo junto com o lançamento mundial do AR da Apple com a esperança de tentar destaque na loja. Demos o nosso melhor para entregar o melhor jogo possível, e ficamos contentes e surpresos quando vimos que conseguimos destaque em todas as App Stores. Muitos sites ao redor do mundo começaram a falar do jogo dando boas críticas e notas, deixando nosso jogo ao lado de nomes grandes. Foi realmente bastante recompensador ver todo o suor e dificuldades darem frutos!

Ele afirma que, apesar de ter passado o lançamento, o jogo não será deixado de lado e terá novos níveis e conteúdos adicionais, “mantendo assim usuários engajados e procurando gerar um jogo cada vez melhor e maior”. Um update saiu no Halloween, e outro está planejado para o Natal.

Lista de atalhos

Acesso rápido

Controles do player