Koji Igarashi, de Castlevania, diz que gostaria de fazer um Metroid

Ele também falou sobre a decisão de ter uma protagonista feminina em seu novo jogo, Bloodstained: Ritual of the Night

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato
Koji Igarashi, de Castlevania, diz que gostaria de fazer um Metroid

Koji Igarashi é mais conhecido pela série Castlevania, que adotou muitos elementos estabelecidos por Metroid. Tanto é que os jogos dão nome a um gênero único na indústria, conhecido pelos fãs como “Metroidvania”. E, segundo o designer em uma entrevista para o Glixel, ele gostaria de trabalhar na franquia da Nintendo.

Ele afirma que se “sentiria incrivelmente honrado” caso fosse convidado pela Nintendo para fazer um novo Metroid. Quando perguntado sobre o motivo de isso nunca ter acontecido, ele deu seu palpite:

A Nintendo é muito cuidadosa sobre proteger suas franquias e fazer mudanças em seus jogos. Na época que eu estava provando que conseguia trabalhar em diversos títulos e fazê-los bem, a Nintendo tinha mudado para o Metroid Prime e eles estavam tendo sucesso transformando seus jogos 2D em 3D. Então eles provavelmente decidiram que a partir daquele ponto Metroid seria uma série de jogos em 3D, e por este pensamento, meu estilo de jogos não se encaixariam nos critérios. É isso o que eu acho.

Coincidentemente ou não, assim como Metroid, seu próximo jogo também conta com uma protagonista feminina. Segundo ele, isso foi decidido em Bloodstained: Ritual of the Night por dois motivos.

O primeiro que ele cita é o próprio mercado. Ele achou que há poucos jogos com mulheres protagonistas e que isso poderia chamar mais a atenção do público para financiar no Kickstarter. “Eu entendo que isso foi um desonesto e astuto de minha parte, mas no fim, você precisa fazer barulho para uma franquia original e esta foi uma das escolhas que ajudou”, comentou.

O segundo motivo foi por uma questão de criação. Ele afirma que personagens masculinos são muito secos e diretos, têm pouco desenvolvimento e são óbvios. No entanto, protagonistas femininas garantem uma progressão natural.

Você verá uma personagem feminina protegendo um personagem masculino no jogo e normalmente você não vê este tipo de dinâmica. Você pode transformar as normas simplesmente porque eles são uma minoridade no mercado atual e eu acho isso interessante.

Infelizmente, teremos que esperar muito ainda para vermos esta dinâmica em ação. Bloodstained: Ritual of the Night será lançado apenas em 2018 para PlayStaion 4, Xbox One e PC.