Novo filme de Kleber Mendonça Filho, de Bacurau, estreará em Cannes

Documentário explorará a turbulenta história de dois grandes cinemas de rua de Recife

Arthur Eloi Publicado por Arthur Eloi
Novo filme de Kleber Mendonça Filho, de Bacurau, estreará em Cannes Mostra Internacional de CInema/Divulgação

O diretor Kleber Mendonça Filho, de Bacurau (2019) e Aquarius (2016), estreará seu próximo filme no Festival de Cannes, festival francês de cinema que é considerado o mais prestigiado do mundo.

O próximo projeto do cineasta pernambucano se chama Retratos Fantasmas, e é um documentário que mergulha na história gloriosa e turbulenta de dois grandes cinemas de rua de Recife.

Ainda que Recife tenha tido quase 30 cinemas de rua ao longo de sua história, o documentário será focado no Cinema Veneza, que funcionou entre 1970 e 1998; e no Cinema São Luiz, inaugurado em 1952 e tombado como patrimônio em 2008, mas que segue fechado desde maio de 2022, sem previsão de retomada.

A sala histórica enfrenta uma série de problemas desde então, como cortes de investimento pelo governo, demissões de funcionários e ausência de um programador. No Instagram, o diretor anunciou a exibição em Cannes e torceu que o objeto de seu filme dê a volta por cima logo: “Que o Cinema São Luiz esteja já reaberto à sociedade no segundo semestre para podermos exibir Retratos Fantasmas no Recife”, afirmou.

Vale lembrar, como notou Mendonça Filho, que essa não será sua primeira aparição em Cannes. Três de seus filmes anteriores – o curta de terror Vinil Verde (2004) e os longas Aquarius e Bacurau – foram todos exibidos em edições passadas, além do próprio diretor ter integrado o júri do festival francês em 2021, ao lado do então-presidente Spike Lee (Infiltrado na Klan).

O Festival de Cannes 2023 acontece entre os dias a 4 de junho.

Fontes: Instagram // Diário de Pernambuco // JC

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1