Kinect é descontinuado pela Microsoft

Empresa parou de produzir o acessório

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Kinect é descontinuado pela Microsoft

O sensor de movimentos da Microsoft está sendo descontinuado pela empresa.

Em entrevista ao site da Fast Company, a Microsoft confirmou que não está mais produzindo unidades do Kinect. A decisão foi tomada após a empresa ter dificuldades para incentivar produtores a criarem jogos compatíveis com o acessório, que acabou caindo no esquecimento na briga da nova geração de consoles.

Apesar de não ter sido um sucesso absoluto como acessório, o Kinect pavimentou o caminho para diversas tecnologias utilizadas pela própria Microsoft, como, por exemplo, a Cortana e o Hololens. Sua câmera de profundidade incentivou a criação de empresas como a Faceshift, que consegue fazer um escaneamento detalhado em 3D de faces humanas — e que também foi uma das responsáveis pela captura de movimentos para Star Wars: O Despertar da Força.

Com isso, o Kinect pode estar sendo descontinuado como um acessório para os consoles da marca, mas sua tecnologia deve continuar sendo utilizada em outros lugares. A PrimeSense, empresa responsável por desenvolver a tecnologia de reconhecimento em 3D que a Microsoft utilizou na primeira versão do sensor, foi comprada pela Apple — e a empresa implementou um clone do Kinect dentro de seu iPhone X.

Dentro da própria Microsoft, o legado do Kinect continua vivo dentro do Hololens, o óculos de realidade aumentada da empresa.

Mais notícias