Jonathan Ive, designer do iPhone e do iPad, vai sair da Apple

Ive era descrito por Steve Jobs como o segundo homem mais poderoso da empresa

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Jonathan Ive, designer do iPhone e do iPad, vai sair da Apple

Jonathan Ive pode não ser um nome tão conhecido como Steve Jobs, mas ele certamente tem um papel importante na história da Apple e da tecnologia recente como um todo.

Quando Jobs ainda era vivo, descrevia Ive como o homem mais poderoso da Apple além dele próprio. “Ninguém diz para ele o que fazer”, contou, em mais de uma ocasião.

Ive lidera o time de design da Apple desde 1996, e foi o responsável pela criação do design do iPod, iPhone, iPad e de vários dos Macs. O trabalho dele foi revolucionário e ditou tendências para toda a indústria. Além de ser o responsável pelo design do hardware da Apple, Jonathan Ive também liderou o design dos softwares da empresa nos últimos anos.

Apesar de abandonar o quadro de funcionários da Maçã, Ive continuará trabalhando com a empresa, já que sua nova agência de design terá a Apple como o principal cliente.

“Estamos felizes que nossa relação continua a evoluir, e estamos ansiosos para trabalhar com Jony no futuro”, disse Tim Cooke, CEO da Apple, em comunicado oficial.

Jonathan Ive continua na Apple até o fim do ano, quando será substituído por duas pessoas, que ainda não foram anunciadas.