John Carmack deixa cargo na Oculus para trabalhar com Inteligência Artificial

Ele ainda vai atuar como consultor da empresa

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato
John Carmack deixa cargo na Oculus para trabalhar com Inteligência Artificial

Em uma postagem em seu perfil, John Carmack, conhecido por ser um dos criadores de Doom, anunciou que está deixando o cargo de diretor técnico (CTO) na Oculus, empresa subsidiária do Facebook com foco em VR, para trabalhar com Inteligência Artificial.

Mais especificamente, ele vai focar em Inteligência Artificial Geral, que basicamente busca simular o raciocínio humano para realizar tarefas, diferente da IA tradicional, que depende de algoritmos criados para tarefas específicas.

Apesar da mudança, ele continuará como consultor da Oculus, afirmando que o VR vai “consumir apenas uma parcela modesta de meu tempo”, enquanto direciona seus esforços para trabalhar com IA:

Às vezes indaguei como eu lidaria com um problema cuja solução não está em vista. Eu decidi que deveria tentar isso antes de ficar velho demais. Eu vou trabalhar com Inteligência Artificial Geral (AGI).

Carmack se juntou à Oculus como diretor técnico, em 2013, um ano antes do Facebook adquirir a empresa de realidade virtual, por cerca de US$ 2 bilhões.