The Messenger, Dandara e mais jogos indie que marcaram 2018!

Este ano foi marcado por indies de imensa qualidade, visualmente deslumbrantes e extremamente divertidos

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
The Messenger, Dandara e mais jogos indie que marcaram 2018!

O ano de 2018 foi marcado por inúmeros indies de imensa qualidade, visualmente deslumbrantes e extremamente divertidos. Então, para relembrar e celebrar como este ano foi bom para os joguinhos de baixo orçamento e alta criatividade, listamos seis indie marcantes para você não deixar passar! Confira:

The Messenger

jogos indie
Jogos indie de 2018: The Messenger

Mais do que um jogo de plataforma desafiador, The Messenger é uma bela homenagem ao clássico Ninja Gaiden que brinca com seu visual pixelado e adiciona boas doses de humor em sua narrativa. Os diálogos muito bem traduzidos para o português são recheados de piadas clichês que vão te fazer nos momentos mais improváveis possíveis, como uma simples conversa com um lojista ou um demônio mercenário. O game pode parecer linear a primeiro momento, mas não se engane porque a mecânica que possibilita a troca de 8 para 16-bits fará com que o jogador sinta que está jogando dois games em um.

The Messenger está disponível para Nintendo Switch e PC.

Dandara

jogos indie
Jogos indie de 2018: Dandara

O Metroidvania brasileiro, que foi desenvolvido pelo estúdio mineiro Long Hat House, encantou e surpreendeu muitas pessoas em 2018. Nele, controlamos Dandara, uma guerreira inspirada fortemente na história do Brasil, em uma narrativa influenciada por várias obras de George Orwell que retrataram sociedades distópicas, como Revolução dos Bichos e 1984. Cheio de referências à nossa cultura, o jogador precisa enfrentar puzzles em cenários mirabolantes para avançar.

Dandara está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS e Android.

Celeste

jogos indie
Jogos indie de 2018: Celeste

Celeste é um daqueles jogos que nos lembram que, às vezes, simplicidade pode ser mais complexa do que parece. Com mecânicas simples, o game mistura elementos de plataforma e puzzles com uma narrativa cheia de poesia. A trama é protagonizada por Madeline, uma menina que está em uma jornada de autodescoberta e precisará enfrentar seus demônios internos para alcançar o topo da montanha. Todo o visual (desde a pixel art até as artes conceituais) foi desenvolvido pelos artistas brasileiros da MiniBoss, que trabalharam em parceria com o estúdio canadense Matt Makes Games. Essa equipe também foi responsável o excelente Towerfall, lá em 2013.

Celeste está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Dead Cells

jogos indie
Jogos indie de 2018: Dead Cells

Está preparado para se viciar em um universo frenético desenhado em pixel art? Então Dead Cells é o seu lugar! O título é um “roguelite” (no qual o jogador enfrentará partidas diferentes, mas vai manter parte de seu progresso) que explora os melhores elementos de um bom Metroidvania: jogabilidade ágil, dificuldade desafiadora e mecânicas criativas. Pode parecer intimidador no começo, mas se entregar ao desafio proposto pelo jogo de plataforma 2D é o primeiro passo para se dar bem aqui. E, claro, que não podemos deixar de falar que a sensação depois de derrotar aquele chefe difícil faz todo o esforço valer a pena!

Dead Cells está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Minit

jogos indie
Jogos indie de 2018: Minit

A proposta de Minit é valorizar cada minuto… literalmente. Nele, o protagonista encontrou uma espada amaldiçoada e passa a ter apenas 60 segundos de vida. Se passar o tempo, ele retorna para o ponto de partida: sua casa. Seguindo essa fórmula e um visual monocromático, o jogador precisa enfrentar inimigos, resolver puzzles e explorar os arredores desse enigmático mundo. A mecânica de repetição pode ser difícil de se acostumar a princípio, mas superar os desafios e encontrar maneiras de seguir em frente, fazem desse pequeno indie uma aventura única.

Minit está disponível para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Moonlighter

jogos indie
Jogos indie em 2018: Moonlighter

Prepare-se para fazer uma dupla jornada de trabalho em Moonlighter! Nele, o jogador controla Will, um vendedor que precisa encontrar itens preciosos para colocar à venda em sua lojinha. Por isso, as noites são dedicadas a explorações em dungeons cada vez mais obscuras em busca de carcaças de monstros e pedras valiosas, enquanto os dias servem para vender (ou pelo menos, tentar vender) tudo que foi encontrado. Com elementos de “roguelite”, o jogo tem mecânicas simples e um sistema monetário simples, que desperta o melhor aventureiro mercenário dentro de você. Confira nosso gameplay especial do game!

Moonlighter está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.