Jogo do ganso, Katana Zero e outros indies imperdíveis de 2019

De Blazing Chrome a Disco Elysium!

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Jogo do ganso, Katana Zero e outros indies imperdíveis de 2019

É impossível relembrar os melhores jogos deste ano e não destacar vários daqueles que, com criatividade e simplicidade, conseguiram conquistar um espaço significativo na indústria de games: os indies!

Por isso, montamos uma lista com alguns dos títulos independentes que mais se destacaram em 2019, indo desde o premiado Disco Elysium até o bizarramente divertido Yuppie Psycho. Confira:

Blazing Chrome

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: Blazing Chrome

Inspirado em Contra e Metal Slug, Blazing Chrome é um shooter brasileiro que resgata a estética 16-bits e o clássico estilo de plataforma e tiros dos anos 90 — mas que vai muito além de ser apenas uma homenagem.

Apesar da trama simples, em que o principal objetivo é combater robôs malignos que dominaram o mundo, o game explora mecânicas divertidas e conta com bom humor para completar a experiência nostálgica.

O game está disponível para PC, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

Disco Elysium

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: Disco Elysium

Disco Elysium é um RPG da desenvolvedora britânica ZA/UM, que explora mecânicas de mundo aberto e sistemas de escolhas em diálogos.

A trama acompanha um detetive alcoólatra que sofre de perdas de memória, mas precisa deixar seus problemas de lado para investigar um assassinato.

Aqui, as suas decisões têm muita importância e realmente moldam o rumo da história, gerando várias tramas e finais diferentes. O jogo impressionou por sua densidade e acabou sendo aquele que mais faturou prêmios na TGA 2019, superando muitos jogos de grande orçamento.

Disco Elysium está disponível para PC. O título chega para PS4 e Xbox One em 2020.

Outer Wilds

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: Outer Wilds

Outer Wilds é um jogo de exploração espacial em mundo aberto, e sua trama é ambientada em um sistema solar que está preso em um loop temporal.

Nele, o jogador está perdido em um planeta e tem apenas 22 minutos para encontrar aprender o máximo possível sobre seus arredores antes que tudo volte à estaca zero. As descobertas podem fazer diferença depois, resultando em um grande puzzle misterioso.

O game está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Yuppie Psycho

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: Yuppie Psycho

Yuppie Psycho é um RPG de terror com uma premissa um pouco… diferente. Em vez de envolver elementos sobrenaturais típicos, os horrores retratados nele vêm do mundo corporativo.

Ambientado em um escritório, o protagonista é Brian Pasternack, um jovem que está a caminho do seu primeiro dia de trabalho em uma das maiores empresas do mundo.

Misturando fantasia e realidade, o título envolve investigações, puzzles, diálogos bem humorados e até um sistema de escolhas — então, tome cuidado, porque existem finais diferentes baseados em suas decisões.

Yuppie Psycho está disponível para PC. O título será lançado para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch em 2020.

Knights and Bikes

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: Knights and Bikes

Com um visual inteiro pintado a mão, Knights and Bikes é o mais novo jogo cooperativo de até duas pessoas da desenvolvedora Double Fine, inspirado no clássico Secret of Mana.

A trama se passa em uma ilha britânica dos anos 80 e acompanha a história de amadurecimento e amizade de Nessa e Demelza, que estão à procura de um tesouro lendário.

Knights and Bikes está disponível para PlayStation 4 e PC.

Katana ZERO

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: Katana ZERO

Katana ZERO é um jogo de plataforma com elementos de ação neo-noir que conta com um design ao estilo pixel art e cores vibrantes para compor seu visual único.

A narrativa é não-linear e contada por cutscenes enigmáticas, narrando a história misteriosa de um espadachim solitário que vive em uma realidade “nada confiável”.

Katana Zero está disponível para PC e Nintendo Switch.

Blasphemous

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: Blasphemous

Apelidado de “Soulsvania pixelado” pelos fãs, Blasphemous é um jogo de plataforma em 2D, que mistura elementos de Metroidvania e do estilo Souls com um visual de 8-bits.

A jogabilidade é baseada em combos de ataque, moldados por uma árvore de habilidades, e o principal objetivo do jogador é avançar pelos cenários cheios de inimigos e derrotar os chefões finais de cada um deles.

Blasphemous está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

My Friend Pedro

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: My Friend Pedro

Descrito como um “ballet de ação” por seu desenvolvedor, My Friend Pedro é um jogo de plataforma e tiros em 2D, cujo objetivo é matar todos os inimigos no caminho usando sequências de saltos ao estilo parkour.

Na trama, o protagonista é motivado a cometer esses assassinatos por conta de Pedro, uma banana falante — e um tanto misteriosa.

My Friend Pedro está disponível para Nintendo Switch e PC.

Afterparty

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: Afterparty

Afterparty é um jogo de aventura em 2D dos mesmos criadores de Oxenfree, que aposta em um humor negro da vida após a morte.

A trama acompanha dois melhores amigos, Milo e Lola, que acabaram de morrer juntos e, de repente, descobrem que estão no Inferno. No entanto, lá eles encontram um Satã bêbado que promete conceder uma passagem para o Paraíso se a dupla conseguir beber mais do que ele.

Afterparty está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

Untitled Goose Game

jogos indie 2019
Os melhores jogos indie de 2019: Untitled Goose Game

Untitled Goose Game, ou simplesmente o “jogo do ganso”, é um game ao estilo sandbox com elementos de stealth e uma boa dose de bom humor.

Nele, o jogador é um ganso descontrolado cujo único objetivo é atrapalhar a vida das pessoas que vivem em uma cidade pacífica. As mecânicas, apesar de serem simples, são bem construídas e resultam em um gameplay divertido.

Untitled Goose Game está disponível para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.