Jogo de tabuleiro medieval é encontrado em castelo na Rússia
Fortaleza foi construída por volta de 1293
Em agosto, arqueologistas descobriram uma câmara secreta no castelo Vyborg, na Rússia. A fortaleza, que pertencia ao Reino da Suécia, foi construído por volta de 1293 e hoje abriga um museu.
Segundo o Gizmodo, registros da câmara já tinham sido encontrados anteriormente, mas a localização da sala permanecia desconhecida. Vasculhando o cômodo, os arqueologistas encontraram os restos de um jogo de tabuleiro medieval. Os pesquisadores ainda não conseguiram determinar a época de origem precisa dos achados, mas sabem que se trata de uma brincadeira que existe desde a época do Império Romano.
Confira imagens:
O jogo, cujo tabuleiro foi entalhado em pedra, é bastante similar ao de Trilha, com os jogadores precisando derrubar as peças do adversário. Para isso, é necessário formar “moinhos” (uma linha de três pontos) com suas peças.
Segundo Vladimir Tsoi, curador do museu do castelo, o jogo foi o achado mais peculiar da câmara até o momento. Em agosto, os arqueologistas encontraram uma sacola com várias moedas de cobre datadas do século 19.