Inteligência artificial da Samsung consegue criar deepfakes com apenas uma foto

Geralmente é necessária uma grande amostragem para um resultado satisfatório

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Inteligência artificial da Samsung consegue criar deepfakes com apenas uma foto

A Samsung desenvolveu uma inteligência artificial capaz de criar um vídeo de deepfake com apenas uma imagem de referência.

Um laboratório russo focado em inteligência artificial da marca foi capaz de criar versões animadas de pinturas clássicas, como, por exemplo, a Mona Lisa.

Olha só:

Geralmente é necessário alimentar a IA com diversas fotos para que o resultado seja o mais próximo possível da realidade, mas a nova tecnologia da Samsung consegue entregar um resultado de boa qualidade usando apenas uma imagem de referência.

Por trás dessa única imagem, porém, está um processo de “aprendizado meta” em que o sistema assiste uma grande quantidade de vídeos para aprender como as faces humanas se movem.

Apesar de ser incrível observar pinturas ganhando vida dessa forma, a evolução dessa tecnologia também tem seu lado ruim. Com resultados cada vez mais realistas e próximos da realidade, fica cada vez mais difícil distinguir os vídeos feitos por inteligência artificial dos que mostram pessoas de verdade.

Em 2018, houve um surto de vídeos de cunho sexual com rostos de celebridades colocados digitalmente, levantando questões sobre a legislação acerca desse tipo de conteúdo.