Infográfico mostra que filmes baseados em fatos não são tão reais assim

Filmes como A Rede Social e O Jogo da Imitação não são tão verdadeiros assim...

João Abbade Publicado por João Abbade
Infográfico mostra que filmes baseados em fatos não são tão reais assim

O site Information is Beautiful criou um belo infográfico mostrando que filmes baseados em fatos, as vezes, não são tão reais assim. Alguns deles até se baseiam mais na vontade do roteirista do que em livros de história propriamente ditos.

O campeão da pesquisa é o filme Selma, de Ava DuVernay, que é 100% verdadeiro, com tudo comprovado em livros de história. O filme que narra os dias mais importantes da vida do reverendo Martin Luther King Jr., os dias em que ele fez a famosa marcha de Selma a Montgomery clamando pelo direito de voto dos afrodescendentes.

Já o filme mais falho na questão histórica é O Jogo da Imitação, com Benedict Cumberbatch na pele do matemático Alan Turing. A adaptação feita por Morten Tyldum mostra inúmeros encontros entre Turing e oficiais do exército que nunca aconteceram, convites recusados que não existiram, encontros falsos com a polícia e até mesmo erros matemáticos que Turing jamais cometeu. Todos essas falsidades históricas foram feitas para dar mais dramaticidade ao filme (principalmente os encontros com a polícia), mas acabou por deixá-lo impreciso.

É possível conferir alguns gráficos da pesquisa abaixo. Também recomendamos fortemente que você acesse o site do Information is Beautiful por que os gráficos são interativos e foi feito um trabalho quixotesco de dissecar cada cena e explicar como cada evento histórico aconteceu na vida real.

Os termos em azul escuro representam VERDADES, já azul claro são verdades com pequenas mudanças de tom para maior impacto, mas sem distorcer nenhuma informação. Já o rosa traz informações corretas em espírito, mas muito dramatizada, com possíveis confusões históricas. As vermelhas são coisas FALSAS, que nunca aconteceram de nenhuma maneira.