Horácio Completo faz um resgate histórico das histórias de Mauricio de Sousa

Sidney Gusman e Daniel Lopes revelam o trabalho para resgatar o material

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Horácio Completo faz um resgate histórico das histórias de Mauricio de Sousa

A editora Pipoca & Nanquim anunciou o lançamento de Horácio Completo, coleção que reúne todas as histórias escritas e desenhadas por Mauricio de Sousa entre 1963 e 1992.

A série faz um resgate histórico e inédito de um dos maiores trabalhos do autor, publicados nos suplementos infantis dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. A ideia partiu de Sidney Gusman, editor da Mauricio de Sousa Produções, que explicou ao Nerdbunker de onde surgiu a ideia para Horácio Completo:

“Em 2013, saiu um volume de uma coleção chamada Horácio e Seus Amigos, pela Panini, em que a ideia era fazer isso de publicar na íntegra. Mas era outro momento para o mercado, e hoje está muito mais propício para obras de resgate. Então, pensei ‘e se a gente tentasse retomar isso de outro jeito? Colocando em ordem cronológica, com curiosidades e publicar na íntegra, como foi na época?’”.

A MSP aprovou a ideia, o que deu a Gusman a abertura para sugerir a Pipoca & Nanquim como casa de Horácio Completo. O editor afirma ter pensado na editora por conta do histórico na publicação de produtos luxuosos com acabamento diferenciado.

Editor da Pipoca & Nanquim, Daniel Lopes afirma que recebeu o convite com grande surpresa, já que a editora tinha pouco mais de três anos de existência. Além de um reconhecimento ao trabalho que tiveram no período, a equipe ficou impressionada com a oportunidade de trabalhar na obra de Mauricio de Sousa, uma das mais importantes na história dos quadrinhos:

“Ao mesmo tempo que ficamos felicíssimos, veio aquela preocupação de como faríamos isso acontecer. É uma responsabilidade muito grande um projeto dessa envergadura. Tamanho resgate que abrange ali 30 anos de produção, mais de 1000 tablóides, 1000 páginas de quadrinhos para serem resgatadas. Então foi um misto de alegria pura e a preocupação de como realizar esse desafio. Porém, a Pipoca & Nanquim adora um desafio, a gente gosta desses projetões, viemos aprendendo com o tempo e nos sentimos perfeitamente preparados para encarar Horácio Completo.”

Com o fechamento da parceria, a parte mais complicada do processo teve início. Porém, o que parecia simples, se mostrou complexo quando a equipe descobriu que o acervo digitalizado não estava completo e muitos dos tabloides nem sequer existiam mais. A partir daí, Sidney Gusman criou uma verdadeira força-tarefa com suas filhas para vasculhar o acervo online de Folhinha e Estadinho, onde saíram as histórias originais.

“Comecei a descobrir coisas, como por exemplo tabloides que haviam sido publicados e não estavam na nossa coleção porque não estavam numerados. A gente começou a salvar os arquivos e, quando terminamos, descobri que faltavam 147 tabloides — isso significa quase metade de um volume da nova coleção. Entrei em contato com o centro de documentação da MSP e nos nossos arquivos acharam 100 deles.”

Capa do primeiro volume de Horácio Completo (Divulgação)
Primeira edição de Horácio Completo tem lançamento marcado para 19 de agosto

Para os 47 restantes, a equipe da MSP escalou artistas e arte-finalistas muito experientes para reproduzir o traço de Mauricio de Sousa com base em referências da internet e de encadernados publicados pela Folhinha:

“A gente tomou um cuidado enorme. As cores foram refeitas com a paleta atual. As histórias não serão letradas à mão, mas usamos uma fonte que emula a letra do Mauricio. Tem umas quebras que hoje podem parecer estranhas, mas como ele usou para caber no balão que ele desenhou, a gente manteve para ficar igualzinho ao que era na época.”

Neste processo, que ainda está em andamento, a equipe descobriu algumas histórias nunca publicadas. Para Daniel Lopes, uma das partes mais gratificantes é a inclusão desse material inédito na nova coleção.

“Essa parte arqueológica de Horácio Completo tem sido muito legal, uma experiência incrível e um grande aprendizado. Tem rendido surpresas muito agradáveis, como por exemplo alguns tabloides que estavam perdidos e se mantinham inéditos até hoje. Ninguém sabe o porquê, nem mesmo Mauricio.”

E as surpresas não param por aí. Gusman afirma que a coleção vai trazer algumas histórias de forma inédita, diferentes de como acabaram publicados anos atrás:

Nessa arqueologia, descobri também que alguns dos tabloides que o Mauricio mandou para o jornal foram rediagramados ao bel-prazer dos editores. Por exemplo, tiravam um quadro e o tabloide que era vertical virava horizontal. Isso será explicado nas notas que estou fazendo a cada volume.”

Capa do segundo volume de Horácio Completo (Divulgação)
O segundo volume da coleção chega em 1º de novembro

Além do resgate histórico, a produção de Horácio Completo trouxe uma nova carga de desafios para a Pipoca & Nanquim. Daniel Lopes afirma que a editora está debruçada no projeto há meses justamente por trazer um processo diferente do que a editora está acostumada.

“Quando a gente compra uma edição de Tartarugas Ninja, por exemplo, os arquivos já vêm certinhos, temos exemplos de capas, um padrão de layout e diagramação prontos. O Horácio Completo é uma criação total nossa com a MSP. A gente tem os tabloides, mas teve que desenvolver capa, material editorial, todo o visual do livro e isso é muito bacana. Dá a cara Pipoca & Nanquim para um projeto inédito no mundo feito com todos os envolvidos extremamente apaixonados pelo trabalho e pelo Mauricio.”

Para a criação do design de Horácio Completo, a editora contou com o trabalho de Guilherme Barata. Capista antigo da casa, o designer teve a tarefa de unir as clássicas histórias ao extenso material extra presente na coleção. Só o primeiro volume reúne textos do próprio autor e de Sidney Gusman, uma biografia de Mauricio de Sousa e um caderno de curiosidades com materiais produzidos para a Folhinha e o Estadinho como capas e passatempos.

“Resgatar tudo isso e participar do processo de escanear, fotografar e elencar tudo isso tem sido um barato. Uma grande alegria e uma oportunidade única de ver os originais do Mauricio de Sousa em mãos. Como fã de quadrinhos, leitor e também editor, isso é uma satisfação muito grande, sabe? Poder ver um original maravilhoso feito a perfeição por um mestre da nona arte. Vamos trazer um pouco dessa sensação para os leitores deste modo: com textos e reproduções de algumas dessas preciosidades.”, afirmou Daniel Lopes.

Gusman acredita que a importância de Horácio Completo está na celebração a uma das obras mais pessoais do pai da Turma da Mônica:

“É um trabalho que precisava ser feito. É uma coleção muito diferente, porque virou um produto de resgate do que o Mauricio representa. De tudo o que ele já fez, esse é o mais autoral, porque enquanto o estúdio produz histórias dos outros personagens, o Horácio era só dele. Tinha as convicções e filosofias dele. Um presente para o Mauricio, mas para todo mundo que gosta de quadrinhos e que entende a importância de manter viva a história do quadrinho no Brasil. Especialmente de um autor tão relevante e de um personagem tão marcante quanto o Horácio.”

O material será compilado em quatro volumes com mais de 300 páginas publicados com acabamento de luxo. As edições 3 e 4 serão lançadas em março e junho de 2022.

Você pode comprar os volumes um e dois em pré-venda. Caso você compre através do nosso link, o Jovem Nerd pode receber uma comissão.

Mais notícias