Homem de Ferro 3 originalmente teria uma vilã, diz diretor
Diretor do filme contou que uma das primeiras versões do roteiro contava com uma vilã.
Em entrevista ao Uproxx, Shane Black falou um pouco sobre alguns problemas durante a produção de Homem de Ferro 3. O cineasta contou que originalmente tinha escrito uma vilã para o longa, mas conflitos de interesses da antiga administração da Marvel com empresas de brinquedos forçou o diretor a mudar a personagem para o antagonista vivido por Guy Pearce.
“Nós tivemos problemas e memória é uma coisa curta. Você pode passar pelo inferno com alguém e essa pessoa pouco tempo depois te dizer ‘isso foi divertido, não?’. Eu e Robert Downey Jr. nos desentendemos as vezes, mas, para mim, só de ter ele a bordo de um projeto meu já é algo fantástico que aumenta a qualidade do material. Nós tivemos de mudar muitas coisas, a personagem de Stéphanie Szostak era maior e tivemos de reduzi-la. A de Rebecca Hall também”, disse Black.
“O que eu vou dizer é isso: existiu uma versão de Homem de Ferro 3 onde tivemos um problema. Nessa versão tínhamos uma personagem feminina que era a vilã de tudo. Nós finalizamos o roteiro e algum tempo depois recebemos um memorando que dizia que os executivos não podiam tolerar aquilo e que decidiram dar outra direção ao roteiro para não afetar as vendas de brinquedos, que não vendem tão bem se a personagem é uma mulher”, prosseguiu.
“Ike Perlmutter (CEO da Marvel) e o pessoal de Nova York ligaram dizendo ‘esse dinheiro está saindo de nossas contas bancárias’. Nessa versão do roteiro, ela era uma versão feminina de Killian. Eu queria uma Killian e eles queriam um Killian. Eu gostava da ideia de todos pensarem que era um homem por trás de tudo e no fim das contas ser uma mulher. Mas eles não deixaram”, concluiu.
Black também deixa claro que esse problema foi causado pela antiga administração da Marvel e que esse tipo de situação ficou no passado. Homem de Ferro 3 estreou em 2013 e sofreu diversas críticas dos fãs da Casa das Ideias, sendo considerado por muitos o pior filme do estúdio.