Hollow Knight é um metroidvania poético e sombrio com alma de Souls-like

Mais um título indie para o #30Dias30Dicas!

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Hollow Knight é um metroidvania poético e sombrio com alma de Souls-like

Hollow Knight é um jogo de plataforma que mistura elementos de metroidvania e Souls-like, entregando uma aventura que consegue ser simpática, divertida, complexa, profunda e desafiadora.

Lançado em 2017, o título acompanha a jornada de um viajante misterioso que se depara com Hallownest, um reino em ruínas cheio de mistérios a serem desvendados — já que os personagens, sejam eles mercadores, viajantes ou até mesmo inimigos, provam que sua percepção de “vilão e mocinho” nem sempre está certa.

O jogo possui uma atmosfera única, sombria e melancólica. Você está em um reino arruinado, com personagens arruinados também. É possível sentir o peso daquele universo em cada ambientação e diálogo, e até na trilha sonora e nos sons ambientes dos cenários. Tudo parece construído de forma cuidadosa para imergir o jogador naquele universo (e como funciona!).

O mapa gigantesco dá a sensação de liberdade ao mesmo tempo em que desafia a memória dos jogador, uma vez que algumas partes só ficam acessíveis depois de dar muitas voltas pela região. As batalhas são desafiadoras e forçam o jogador a usar todas as habilidades e itens que estão à disposição do protagonista.

Cada inimigo exige uma estratégia (e um nível de paciência) diferente, o que torna cada confronto único, mas a sensação ao derrotar chefões é um misto de recompensação e melancolia, já que muitos deles são explorados de forma mais profunda, sendo mais do que inimigos momentâneos.

É difícil resumir em poucas palavras o universo denso e poético que Hollow Knight apresenta, e o quanto ele é desafiador não só mecanicamente, mas também na percepção do que é certo ou errado. Só digo que nunca imaginei que um jogo protagonizado por insetos seria uma das experiências mais poderosas que já tive com videogames.

As aparências enganam e nem tudo é o que parece… principalmente em Hallownest!

Hollow Knight está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.


Esta é a vigésima dica do projeto da redação do NerdBunker#30Dias30Dicas. Durante trinta dias vamos publicar uma dica por dia aqui no site e em nossas redes sociais. TwitterInstagram e Facebook. A ideia é mostrar um pouco mais do que estamos consumindo por aqui: livros, animes, séries, filmes, etc. E ajudar o leitor nessa batalha que é encontrar algo legal no meio de tanta oferta.

E temos outras dicas no ar. Só escolher e clicar no nome abaixo e conferir!

  1. Dorohedoro (anime)
  2. The Arcana (jogo)
  3. Upload (série)
  4. I Am Not Okay With This (série)
  5. Floresta dos Medos (HQ)
  6. Undertale (jogo)
  7. O Sorriso da Hiena (livro)
  8. Um Lugar Chamado Notting Hill (filme)
  9. Haikyuu!! (anime)
  10. Bloodborne (jogo)
  11. The Wicked + The Divine (HQ)
  12. Sayonora Wild Hearts (jogo)
  13. Gravity Falls (série)
  14. Vignettes (jogo)
  15. A Voz do Silêncio: Koe no Katachi (anime)
  16. Bioshock Infinite (jogo)
  17. A Entidade (filme)
  18. Café da Manhã dos Campeões (livro)
  19. Monthly Girls’ Nozaki-kun (anime)