Hideaki Anno esclarece que Evangelion não é mais propriedade da Gainax

Criador da franquia cortou ligações com seu antigo estúdio

Marina Val Publicado por Marina Val
Hideaki Anno esclarece que Evangelion não é mais propriedade da Gainax

Na manhã de hoje (30), Hideaki Anno, diretor de Evangelion e fundador do estúdio Khara, publicou uma longa carta sobre a atual situação da Gainax, de Neon Genesis Evangelion, e os motivos pelos quais ele cortou ligações com seu antigo estúdio.

A Gainax foi co-fundada por Anno junto com colegas da Osaka University of Art em 1984 e, durante sua época mais próspera, produziu animações que são lembradas até hoje como Kare Kano, Nadia e Os Segredos do Mar e Gurren Lagan.

Entretanto, desde 2006, o diretor está em um novo estúdio, o Khara, e algumas das propriedades intelectuais que eram da Gainax, foram transferidas para ele, depois de uma disputa financeira por conta de royalties não pagos e um empréstimo feito para tentar manter a Gainax aberta. Neon Genesis Evangelion está entre elas.

Por conta disso, Anno se disse extremamente desapontado pela maneira que foi noticiada a prisão de Tomohiro Maki, atual presidente da Gainax, ligando Maki a ele e a Evangelion. Ele enfatizou que “não há ninguém envolvido na produção de Evangelion na Gainax atualmente” e que a pessoa presa foi alguém que entrou para a Gainax há apenas alguns anos e nunca teve nenhum envolvimento com o anime.

Como presidente da Khara e criador original de Evangelion, Anno declarou que sente “responsabilidade de proteger seu trabalho e seus funcionários” para garantir que a franquia não será mais associada com a Gainax.

O diretor também explicou que desde o começo dos anos 1990 havia planos de fazer Neon Genesis Evangelion em outra empresa, pois havia preocupações de que o estúdio não aguentasse o volume de trabalho. Na época, a Gainax acabou fazendo uma parceria com a Tatsunoko Production para produzir o anime.

Por volta de 1999, Hideaki Anno descobriu que a Gainax estava sonegando impostos e até apareceu na TV para pedir desculpas em nome do estúdio. Depois disso, ele também começou a perceber discrepâncias no pagamento dos salários dos funcionários e alega que deu chances suficientes para que a empresa solucionasse o problema, mas que sentia que não estava sendo ouvido. Com isso, ele não via sentido em continuar como diretor no estúdio e pensou que seria melhor para a indústria se ele fizesse os filme de Evangelion em outro lugar.

Como não conseguia encontrar outro estúdio que confiasse o suficiente, Anno formou o Khara “para controlar o custo da produção, para fornecer salários adequados para a equipe e funcionários e para retribuir aqueles que deram duro se o projeto fosse um sucesso”.

Evangelion: 3.0+1.0, o quarto filme da franquia, será lançado no Japão em 27 de junho de 2020. O longa é dirigido por Hideaki Anno e produzido pelo Khara.