Faculdade de Direito na Índia terá curso sobre Harry Potter

As vagas do curso já se esgotaram

João Abbade Publicado por João Abbade
Faculdade de Direito na Índia terá curso sobre Harry Potter

Assim como aconteceu no Brasil com a USP, a Índia também terá um curso focado em discutir e analisar aspectos específicos da mitologia do mundo mágico de Harry Potter. Ministrado na Universidade Nacional de Ciências Jurídicas de Bengala Ocidental, em Kolkata, o curso oferece aulas sobre as legislações do mundo fictício, dissecando os direitos e a ética por trás dos elfos domésticos e das maldições imperdoáveis, por exemplo.

O coordenador que criou o curso é o professor de direito Shouvik Kumar Guha, que pede que seus alunos tenham lido a saga de livros de J. K. Rowling pelo menos duas vezes.  No conteúdo programático do curso, estão aulas como “Maldições Imperdoáveis”,  “Snape e a Ordem da Fênix” e “Agentes do bom e servos do mal”

“De certa forma, eu acho que nós não estávamos incentivando o pensamento fora da caixinha”, diz o professor em entrevista.

O mundo mágico destaca o limite das leis. Fala sobre problemas de um judiciário quando ele não é totalmente independente e de quando a mídia é reduzida.

As leis da ficção podem ser bons paralelos para discutirmos e melhorarmos a nossa compreensão das leis do nosso mundo. A prova disso é que o curso “Uma interface entre Literatura de fantasia e direito: foco especial no Potterverso de Rowling” já está lotado e com fila de espera.