Guardiões da Galáxia vol. 2 e o longo processo de finalização de um filme

De uma tela azul a uma infinidade cósmica

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Guardiões da Galáxia vol. 2 e o longo processo de finalização de um filme

Novas imagens de Guardiões da Galáxia vol. 2 foram divulgadas e elas mostram um pouco mais dos bastidores do filme e servem perfeitamente para ilustrar o longo processo desde as gravações até a finalização de um filme:

Em um filme desse porte, muito dinheiro e muitas pessoas são envolvidas — com tantas visões criativas diferentes, é natural que cenas sejam modificadas durante a produção e a pós-produção. Por exemplo, veja a foto dos bastidores do Star Lord (Chris Pratt) numa espécie de esgoto cósmico e compare com a primeira versão divulgada e depois com a imagem que vemos no trailer:

esgoto

Se você comparar a primeira versão com a imagem do trailer, vai perceber que elas tem climas muito diferentes. Enquanto uma se aproveita de tons terrosos e do amarelo para criar um clima quente e seco, a segunda segue uma paleta de cores mais fria e um enquadramento mais contemplativo, que mostra a grandeza do lugar onde Peter Quill está. Dependendo da escolha, um sentido diferente é atribuído à mesma sequência.

A pós-produção de um filme é feita por várias empresas diferentes, e os ajustes são feitos com o auxílio do diretor para que cada cena integre com coerência a atmosfera e o ritmo do filme. Muitas vezes, várias versões de uma mesma sequência são feitas e aquela que se encaixa melhor acaba sendo a que vemos no corte final.

Outro exemplo que ilustra bem esse processo de construção complexo é a foto onde vemos Zoe Saldana como Gamora em um estúdio preenchido com telas azuis onde o cenário digital é adicionado posteriormente:

gamora

Essa técnica é conhecida como 3D Compositing e consiste na integração de elementos reais com objetos e cenários gerados por computação gráfica. Para isso, os artistas digitais criam ilustrações com os conceitos visuais de cada cena, modelam os elementos em softwares como o 3D Studio Max e os posicionam na cena em programas de pós-produção, como o Adobe After Effects.

Além da pós-produção, o filme pode ter um sentido e uma atmosfera completamente diferente dependendo das escolhas dos editores e dos montadores. A edição consiste em selecionar o conteúdo que entra no filme e o que será descartado. Já a montagem é encarregada de dar um sentido lógico para as cenas individuais — esse estágio da pós-produção é importantíssimo, já que a montagem estabelece o ritmo, os picos de tensão e a coesão narrativa do longa.


A trama vai explorar a relação da equipe enquanto cumpre novas missões cósmicas e também vai mostrar o Star Lord (Chris Pratt) confrontando seu passado.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 estreia em 27 de abril de 2017 no Brasil.