Google anuncia nova geração do Android e smartwatch próprio

As novidades foram reveladas no evento Google I/O

Matheus Rodrigo Publicado por Matheus Rodrigo
Google anuncia nova geração do Android e smartwatch próprio

Nesta quarta-feira (11), o Google revelou novidades da sua linha de produtos e tecnologias. Entre as principais estão o lançamento da nova geração do Android, novos idiomas para o Google Tradutor e o smartwatch Pixel Watch, com diversas funcionalidades.

As revelações foram anunciadas durante o Google I/O, um tradicional evento anual da Google. A conferência teve início nesta quarta-feira (11) e continuará na quinta-feira (12). O primeiro dia reuniu lançamentos e o segundo será focado em oficinas técnicas para desenvolvedores. 

Android 13

Android 12 é a geração anterior a nova geração do Android no NerdBunker

No Google I/O,  a empresa anunciou a versão Beta do Android 13. Entre as principais mudanças estão melhorias de privacidade e customização. Por exemplo, a API de Photo Picker permite ao usuário selecionar vídeos e fotos em específico para enviar via Whatsapp sem precisar compartilhar todos os arquivos de mídia do aparelho. Outro recurso do novo sistema é conseguir mudar a cor do ícone dos aplicativos para combinar com o background do aparelho – funcionalidade restrita aos apps do Google atualmente.

Além disso, a nova geração do Android trará leitor QR Code e ajustes de privacidade, como acesso à câmera, microfone e localização, através das configurações rápidas do smartphone. Algo que vai adicionar um pouco mais de praticidade ao dia a dia.

Pixel Watch e Pixel 6a

Aparelho Pixel 6 é uma das revelações do evento do Google no NerdBunker

A empresa também anunciou seu mais novo acessório: o smartwatch Pixel Watch. O item teve algumas imagens vazadas em abril de 2022 após ser encontrado por acaso em um restaurante, segundo o site Android Central. Ele conta com a interface Wear OS, sistema Android presente em smartwatches como Galaxy Watch4, têm rastreamento de saúde e integração com smartphones cujo sistema operacional é Android. O acessório pode ser utilizado para realizar pagamentos via Google Wallet — uma carteira virtual integrada ao aparelho — e conta com design circular.

Na mesma linha, a marca anunciou o celular Pixel 6a, uma versão mais acessível do Pixel 6, smartphone lançado em outubro de 2021. As configurações do aparelho incluem processador Tensor, tela AMOLED de 6,2″, 8 GB de RAM e suporte ao 5G. O modelo tem o objetivo de competir com as linhas mais econômicas de gigantes como Samsung e Apple.  No mercado internacional, o modelo custa $449 (R$ 2303.37 em conversão direta hoje), contudo, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Também foram reveladas imagens do Pixel 7 durante o Google I/O. Foi confirmado que o futuro aparelho terá Android 13 e processador Tensor SoC da nova geração.

Nova comunicação com o Google Assistente

Nest Hub é um dos itens revelados pelo Google, além da nova geração do Android

Seja para operar o seu Nest Hub, o hub smart do Google, que possibilita controlar a sua casa, ou mesmo para fazer uma pergunta ao assistente do seu celular Android, a tecnologia Look and Talk promete trazer uma nova forma de se comunicar com assistente virtuais.

No recurso, que em tradução livre significa “Olhe e Fale”, o usuário será capaz de se comunicar com a Google Assistente sem dizer “Ok, Google”. Assim, a tecnologia faz com que o usuário possa interagir com o aparelho falando naturalmente.

Isso porque, seja em qual aparelho estiver, ao ativar o recurso, o mecanismo poderá captar as expressões faciais e movimentos de proximidade. O Look and Talk estará disponível a partir das próximas semanas para aparelhos Google Nest pareados com Android. Importante ressaltar que o recurso é opcional ao usuário. 

Mais idiomas no Google Tradutor

Novos idiomas no Google Tradutor éma das revelações do evento do Google no NerdBunker

Outra revelação do evento é que a adição de 24 novos idiomas ao Google Tradutor. Um dos destaques é o Guarani, falado no Paraguai e por povos originários da Argentina, Brasil e Uruguai. A estimativa é de que até 7 milhões de pessoas falam o idioma no mundo. A mudança começa a ser oferecida a partir desta quinta-feira (12).

Além do Guarani, os outros idiomas incluídos na atualização são: Assamese, Aymara, Bambara, Bhojpuri, Dhivehi, Dogri, Ewe, Ilocano, Konkani, Krio, Kurdish (Sorani), Lingala, Luganda, Maithili, Meiteilon (Manupuri), Mizo, Oromo, Quechua, Sanskrit, Sepedi,Tigrinya,Tsonga e Twi. 

A ferramenta já oferece mais de 100 línguas atualmente.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1