Golpe no WhatsApp promete mil diamantes e passes gratuitos no Free Fire

Empresa pede para as pessoas tomarem cuidado com ofertas fraudulentas

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Golpe no WhatsApp promete mil diamantes e passes gratuitos no Free Fire

A Kaspersky, empresa especializada em segurança na internet, acaba de identificar um golpe de WhatsApp focado nos jogadores de Free Fire, um dos jogos mobile mais populares atualmente no Brasil.

O golpe acontece da seguinte maneira: a vítima recebe uma mensagem no aplicativo que alega que a Garena, a desenvolvedora do game, está dando mil diamantes (as moedas do jogo) e passes gratuitos para quem participar de um formulário, clicando no link fornecido.

Caso clique, o usuário é direcionado para uma página fraudulenta que pede para o jogador responder 3 perguntas simples sobre quantas horas ele joga por dia, se gosta do jogo e de qual liga faz parte.

Mensagem que tenta induzir o jogador a acreditar na falsa promoção (Foto: Divulgação/Kaspersky)

A cada resposta dada, novas páginas são abertas automaticamente e, é então, que o golpe se concretiza.

Elas exibem anúncios, pedidos de participação em pequisas online (geração de tráfego) e scareware (um aviso falso de que o celular está com vírus e a solução é clicar no link indicado, que também é fraudulento).

Depois de responder as 3 perguntas, a página fraudulenta ainda pede para o usuário compartilhar a falsa promoção com 10 contatos diferentes para receber os diamantes e os passes gratuitos.

O golpe parece terminar aí, uma vez que o próprio WhatsApp possibilita o compartilhamento para só até 5 pessoas.

Vale ressaltar ainda que o golpe está sendo feito em português, inglês e espanhol — detectando a linguagem escolhida pelo dono do celular.

A Garena ainda soltou um comunicado para os fãs, alertando sobre o golpe e explicando que a desenvolvedora jamais vai pedir informações de login via telefone, SMS ou qualquer tipo de serviço de mensagens.

Nós encorajamos todos os nossos jogadores a seguir os passos apropriados para se proteger no ambiente digital. A Garena nunca pedirá informações de login via ligação, SMS, e-mail, mensagens no chat do jogo ou qualquer outro tipo de serviço de mensagens. Os jogadores também devem olhar nossos canais oficiais, como o aplicativo oficial do Free Fire ou no Facebook oficial, para checar todas as novidades e informações sobre o jogo, onde nós também compartilhamos dicas para manter a segurança digital.

Por meio de um comunicado à imprensa, a Kaspersky avisa que identificou um crescimento de 124% nos ataques do tipo em celulares entre fevereiro e março, possivelmente um efeito da quarentena.