Próximos jogos de Gears of War marcam uma nova fase do estúdio, diz Rod Fergusson

Entrevistamos o diretor do estúdio The Coalition, na BGS 2018, sobre os novos jogos da franquia! Assista!

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato

Na BGS 2018, tivemos a excelente oportunidade de conversar com Rod Fergusson, chefe do estúdio The Coalition e produtor da franquia Gears of War! E, com tantos jogos anunciados para sair, o assunto não poderia ser outro: ele falou sobre as mudanças na franquia e sobre os novos títulos: Gears 5, Gears POP! e Gears Tactics.

Aliás, “mudança” é a palavra-chave aqui. O estúdio The Coalition está mais ousado do que nunca, sem medo de trazer novidades para a franquia. A primeira delas é o fato de Gears 5 contar com uma protagonista feminina pela primeira vez. Segundo o produtor, no entanto, esta escolha foi natural:

A decisão de Kait ser a personagem principal de Gears 5 foi orgânica, por conta da história de Gears of War 4. Sem querer dar spoiler do quarto jogo, mas um mistério é desvendado no final, e é melhor explorar esse mistério jogando com a Kait. Então não tentamos seguir uma tendência ou fazer algo parecido com o que todo mundo faz. O jogo é focado em contar essa história da melhor forma, que é através da perspectiva da Kait.

A franquia também está ganhando novas formas com Gears POP!, para mobile, e Gears Tactics, para PC. Fergusson afirma que estes jogos buscam ampliar a franquia, ao mesmo tempo que busca novos públicos em diferentes plataformas, com diferentes gêneros.

Mas por que todas estas mudanças e por que agora? Isto também não é por acaso, de acordo com Rod Fergusson, e já era uma vontade da equipe há algum tempo:

Basicamente foi uma reação ao que queríamos fazer com a franquia. No Gears of War 4 éramos um time novo e a franquia estava voltando após um tempo parada. Não queríamos mexer na fórmula, porque queríamos provar que éramos capazes de criar uma experiência autêntica de Gears of War. Mas agora que fizemos isso e as pessoas aceitaram o Gears of War 4, esta é nossa oportunidade de trazer algo novo com Gears 5, mostrar o que queríamos fazer com a franquia e para onde queremos levá-la, seja mudando as mecânicas principais e a maneira de contar histórias ou até mesmo com novos tipos de jogos, como o POP! e o Tactics.

Gears 5 e Gears POP! serão lançados em 2019. Já Gears Tactics ainda não tem previsão de lançamento.