Gears 5 | Modo Horda é o mais acessível da franquia, diz Ryan Cleven [Entrevista]

Durante a Gamescom 2019, conversamos com o Diretor de Design de Multiplayer sobre todas as novidades do modo

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Gears 5 | Modo Horda é o mais acessível da franquia, diz Ryan Cleven [Entrevista]

Nesta segunda-feira (19), nós e um grupo de jornalistas tivemos a oportunidade de conversar com Ryan Cleven, Diretor de Design de Multiplayer de Gears 5, que falou sobre o modo Horda, uma das principais novidades reveladas durante a  Gamescom 2019, que deve ser “o mais profundo e o mais acessível de todos” na franquia.

Ryan Cleven, Diretor de Design de Multiplayer de Gears 5

De acordo com ele, apesar de estes dois elementos serem bem diferentes, a ideia era juntá-los utilizando o conceito de personagens Heróis, como o visto em outros jogos de multiplayer, cada um com funções e jogabilidades próprias, além de habilidades supremas, que serão introduzidas pela primeira vez na franquia.

Gears 5 apresenta mais formas de ser bem-sucedido com os nove Heróis que estarão disponíveis no lançamento, sendo seis do universo de Gears of War, dois de Halo: Reach e um de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio.

Cada Herói tem papeis pré-definidos de acordo com suas habilidades e equipamentos. Marcus Fenix, por exemplo, é o tanque, feito para ser resistente, e sua suprema permite que ele e companheiros próximos acertem tiros na cabeça automaticamente. Já Kait, a protagonista do jogo, é uma patrulheira, sendo capaz de ficar invisível com sua suprema para atacar furtivamente.

JD é um personagem ofensivo, que pode chamar um ataque aéreo em um alvo marcado. Del, o engenheiro, invoca drones para ajudar a combater inimigos ou reparar fortificações. Fahz, também focado no ataque, pode ativar visão de Raio X e até mesmo acertar inimigos através da parede.

Uma das maiores novidades é Jack, o famoso robô da COG, que tem uma jogabilidade bem diferente dos outros. Segundo Ryan Cleven, ele é o “pau para toda obra” e serve principalmente para iniciantes, mas também deve ser divertido para veteranos.

Jack pode curar, fazer consertos, pegar armas, reviver pessoas, paralisar inimigos e usar sua suprema, Hijack, para tomar o controle de criaturas inimigas. Ele foi feito para ser o melhor amigo que você pode ter no modo.

Desta vez, três convidados de franquias diferentes também estarão no jogo. Sarah Connor, de O Exterminador do Futuro, também é tanque e pode empurrar e paralisar inimigos. Já a Kat e Emile, de Halo: Reach, contam com uma distração holográfica e um escudo portátil, respectivamente – ambos vindos diretamente da série original.

Apesar destes papeis parecem definidos, eles são apenas sugestões, de acordo com Cleven. A grande diferença de como os jogadores utilizarão estes personagens, em relação ao que costumamos ver em outros títulos, está na customização deles:

Os papeis servem só como uma sugestão de como jogar, não são definitivos. Cada personagem tem um conjunto de cartas de habilidades que é liberado conforme ele progride, e você pode escolher até cinco para montar uma combinação que funcione melhor para o seu estilo de jogo.

Outra grande diferença do modo Horda desta vez é que os jogadores serão incentivados a trabalhar juntos e avançar, em vez de ficarem em um canto apenas se defendendo de hordas de inimigos. Isso porque agora é preciso coletar Poder no mapa, que é usado para melhorar seu personagem. Sempre que obter Poder, ele será dividido com o time inteiro.

Cleven também explica que a personalização das partidas está mais avançada, com oito níveis de dificuldades e diferentes modificadores que podem ser ativados em cada mapa, deixando a missão mais difícil, como inimigos com mais vida ou mais fortes. Mas quanto mais difícil, melhores serão as recompensas, é claro.

Por fim, ele também confirmou que novos conteúdos chegarão nas chamadas Operations, que contarão com novos personagens, mapas e eventos, para todos os modos multiplayer. Algumas opções serão gratuitas, enquanto outras serão pagas.


Gears 5 será lançado em 10 de setembro de 2019 para Xbox One e Windows 10.

A Gamescom 2019 acontece entre os dias 20 e 24 de agosto em Colônia, na Alemanha. Acompanhe todas as novidades do evento aqui no Nerdbunker!