Game of Thrones | Criadores explicam aquela cena com Arya Stark

Atores e roteiristas também dissecam importância da cena crucial para a personalidade da desdente dos Stark

João Abbade Publicado por João Abbade
Game of Thrones | Criadores explicam aquela cena com Arya Stark

[Spoilers do episódio “A Knight of the Seven Kingdoms” da oitava temporada]

Entre cenas de assédio e incesto, o que mais impressionou fãs de Game of Thrones no último episódio exibido da série foi o romance improvável entre Arya Stark (Maisie Williams) e Gendry (Joe Dempsie). A cena ambientada na noite anterior a grande batalha com os White Walkers mostrou Arya encontrando o seu colega de infância em um dos corredores do castelo e revelando suas intenções e desejos de forma bastante honesta. “Nós provavelmente vamos morrer logo, então eu quero saber como é a sensação antes de tudo acontecer”, falou a filha de Ned Stark.

O desenvolvimento do romance dos dois personagens começou ainda na segunda temporada e culminou em um dos últimos capítulos do seriado. Joe Dempsie, que interpreta Gendry, conta que a relação romântica dos dois fez muito sentido, já que desde o início há um sentimento de admiração e cumplicidade entre ambos. “Acho que um dos papéis que o Gendry teve na história da Arya foi mostrar ele como esse cara mais velho que desperta sentimentos nela pela primeira vez enquanto a personagem está crescendo”, contou Dempsie em entrevista a EW.

Os produtores, roteiristas e criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, também comentaram o acontecimento no Inside the Episode, mencionando que o momento do romance está ligado com as diferentes maneiras que cada personagem lida com a despedida. “A coisa mais interessante desse episódio é o fato dele ser a última noite desses personagens juntos. Cada um encara esse fim de jornada de uma maneira: uns querem transar pela primeira vez porque nunca fizeram isso antes, enquanto outros só querem beber e cantar músicas”, explica Benioff sobre o momento de transição entre calmaria e a guerra em Game of Thrones.

Cada um encara o fim de mundo de maneiras diferentes. Esse episódio é importante para nós porque esses personagens que estamos acompanhando por tanto tempo agora vão encarar um inimigo em comum.

Arya Stark (Maisie Williams) beija Genry (xx) em episódio da última temporada de Game of Thrones
Arya Stark (Maisie Williams) beija Genry (Joe Dempsie) em episódio da última temporada de Game of Thrones

A cena foi tão surpreendente que pegou os próprios atores que contracenaram nela de surpresa. Inicialmente, Williams (Arya) até achou que o encontro antes da guerra era uma pegadinha dos criadores da série. Mas não era, e a personagem que começou como uma criança teria sua primeira cena de romance na série.

Os produtores tentaram deixar parte da construção da cena nas mãos de Maisie Williams, dando liberdade para a atriz escolher como a personagem se portaria naquele momento crucial para a jornada de Arya. “Eles me falaram: ‘Você pode mostrar o máximo ou o mínimo que quiser“, explica Williams sobre a possível presença de nudez no trecho. Ela optou por não mostrar nada — pensando primariamente na personalidade de sua personagem. “Eu não acho que é importante para a Arya se exibir dessa forma. A cena não é sobre isso”, salienta a atriz em entrevista a EW (via THR).

Para Williams, que interpreta Arya desde seus 14 anos (hoje ela tem 22), a cena foi muito representativa por mostrar o lado humano da descendente dos Stark — algo que foi pouco explorado na série. “É interessante ver Arya sendo um pouco mais humana, falando normalmente sobre coisas das quais as pessoas têm medo de falar.”

Foi muito interessante porque é um relacionamento muito humano para Arya… Isso é algo de que ela ficou afastada, é um tipo de emoção que vimos ela se envolver. David e Dan disseram: “É o fim do mundo, o que mais você poderia fazer?” Este pode ser o momento em que Arya aceita a morte que virá amanhã, algo que ela nunca fez. Então foi nesse momento que ela pensou: “Nós provavelmente vamos morrer amanhã e eu quero saber qual é a sensação disso antes.” É interessante ver Arya sendo um pouco mais humana, falando normalmente sobre coisas das quais as pessoas têm medo de falar.

Apesar de ser mais curta, a última temporada de Game of Thrones tem episódios mais longos e uma batalha que promete durar quase uma hora. Os dois primeiros capítulos exibidos foram mais curtos, com 60 minutos cada; já os próximos quatro episódios da temporada terão, respectivamente, 82min, 78min, 80min, e 80min.

A oitava e última temporada de Game of Thrones estreou no último dia 14 de abril; os outros quatro episódios remanescentes da série serão exibidos sempre aos domingos, às 22h (horário de Brasília), na HBO com transmissão simultânea no HBO Go.

Enquanto a série mais popular dos Estados Unidos acaba, a HBO já prepara o primeiro spin-off de Game of Thrones. A produção deve começar a ser gravada entre junho e setembro de 2019 e mostrará a origem dos White Walkers e o fim da ‘Era dos Heróis’. A série derivada será estrelada por Naomi Watts e  Josh Whitehouse, mas ainda não conta com uma data de estreia