Game of Thrones | Batalha de Winterfell bate recorde de audiência da série

Apesar de ser um marco de TV moderna, GoT ainda está distante das maiores audiências da história

João Abbade Publicado por João Abbade
Game of Thrones | Batalha de Winterfell bate recorde de audiência da série

Apesar de todas as reclamações sobre a escuridão da fotografia, o mais recente episódio de Game of Thrones bateu recordes da série. Superando o retorno da oitava temporada, o episódio da Batalha de Winterfell atingiu o ápice do seriado com 17,8 milhões de espectadores simultâneos nos Estados Unidos (via EW).

A marca é um novo recorde para a série de fantasia, que tinha atingido 17,4 milhões de espectadores com o início da última temporada. O número, entretanto, é só uma fração do total da audiência da série, já que só são contabilizadas televisões e streamings nos Estados Unidos. Os episódios também crescem com o passar dos dias: o primeiro capítulo desta safra foi visto por 38 milhões de pessoas nos EUA, depois de três semanas da estreia oficial na TV.

Apesar de Game of Thrones ser um marco da TV moderna, as maiores audiências da televisão americana ainda são muito maiores do que o recorde da série da HBO. A produção mais vista é M*A*S*H com 105 milhões de espectadores simultâneos; seguida de Cheers com 84 milhões, The Fugitive com 78 milhões e Seinfeld com 76,3 milhões. Todas essas séries, entretanto, são de canais abertos e foram exibidas no milênio passado, quando ainda não havia torrents, serviços de streaming e outras formas de diluir a audiência de um programa.

Apesar de ser mais curta, a última temporada de GoT tem episódios mais longos, incluindo a Batalha de Winterfell que durou mais de uma hora. Os dois primeiros capítulos exibidos foram mais curtos, com 60 minutos cada; já os próximos três terão, respectivamente, 78min, 80min e 80min.

A oitava e última temporada de Game of Thrones estreou no último dia 14 de abril; os outros três episódios remanescentes da série serão exibidos sempre aos domingos, às 22h (horário de Brasília), na HBO com transmissão simultânea no HBO Go.