Gabe Newell “confirma” a Steam Box!

Ah, senhor Gabe Newell. Não bastasse ser um dos nerds mais bem sucedidos e batutas desta indústria dos games, você ainda brinca com nossos corações. Durante a Spike Video Game Awards 2012, o chefão da Valve deu uma entrevista extremamente esclarecedora à Kotaku, sobre a tal “Steam Box”, o provável console do Steam — desmentido […]

Stephan Martins Publicado por Stephan Martins
Gabe Newell

Ah, senhor Gabe Newell. Não bastasse ser um dos nerds mais bem sucedidos e batutas desta indústria dos games, você ainda brinca com nossos corações.

Durante a Spike Video Game Awards 2012, o chefão da Valve deu uma entrevista extremamente esclarecedora à Kotaku, sobre a tal “Steam Box”, o provável console do Steamdesmentido na época.

O negócio é simples, mas difícil de entender: a Valve vai entrar no mercado de jogos jogados na sala dos gamers, mas não está fazendo um console próprio. O que acontece é que ela está trabalhando em formas de criar PCs voltados para serem jogados na própria sala — não no monitor, mas sim na televisão. Não só a montagem do hardware seria voltada a jogos e uso no cômodo, mas também o software — ou melhor, o sistema operacional — será desenvolvido para melhor aproveitar esta forma de uso.

Gabe acredita que não é apenas a Valve que está planejando entrar no mercado de PCs para a sala, e que outras empresas também entrarão no negócio, que os seus PCs não serão nem de longe os únicos. O objetivo das empresas é competir com os consoles da próxima geração… e esta, caros nerds, deverá ser uma luta interessantíssima, tornando a linha entre desktops e consoles muito tênue.

A Valve já está testando a transição do PC para a televisão, através do recém-finalizado Steam Big Picture. O sistema operacional da “Steam Box” deverá ser algo ou próprio ou mais alternativo. É muito menos provável que seja um Windows 8 (que não está nada legal para os desenvolvedores de jogos) do que um Linux (que em breve ganhará sua versão final do Steam).

Ainda está cedo para entender todo o escopo do projeto. Mas a promessa é grande. Só o Steam tem mais de 50 milhões de usuários, enquanto a XBox Live, em comparação, possui mais de 40 milhões.

Via TheVerge e Rock Paper Shotgun


Stephan Martins
Stephan Martins não sabe se vai dar certo.

.

Mais notícias