Falha em roteador causou queda de Discord, League of Legends e outros serviços pelo mundo

Cloudflare revela que erro de configuração foi o responsável pelo problema

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Falha em roteador causou queda de Discord, League of Legends e outros serviços pelo mundo

Na noite de sexta-feira (17), diversos serviços como Discord, Feedly e até mesmo o jogo League of Legends ficaram fora do ar temporariamente.

Embora a história que percorreu a internet envolvesse um ataque DDOS ao serviço de DNS da empresa Cloudflare, a realidade é bem mais simples (e meio sem graça até): a equipe que estava fazendo atualizações em um dos roteadores digitou uma das configurações errado, e isso causou mudanças nas rotas, obrigando-os a temporariamente desligar seu backbone — ou seja, a estrutura por onde passa toda a informação.

Com o desligamento, vários aplicativos e sites pararam de funcionar nos EUA, Europa e também no Brasil, cuja conexão de alguns serviços passa por bases de dados que ficam nos Estados Unidos.

Segundo comunicado oficial no site do Cloudflare (veja), uma solução foi implementada, mas a equipe ainda está monitorando para garantir que o problema foi resolvido em definitivo.

Matthew Prince, CEO da empresa, explicou a situação em sua conta do Twitter, ressaltando que a queda não foi causada por um ataque e nem pelo roteador em si, e sim um erro humano:

Em publicação no blog oficial, Prince revelou que mudanças já foram implementadas para que o erro não se repita. Você pode ler a publicação original clicando aqui.

Quem sofreu com hackers foi o Twitter, que viu contas verificadas como Elon Musk e Bill Gates sendo invadidas e usadas para fraude — saiba mais.