Facebook pagará indenização para moderadores que desenvolveram stress pós-traumático

Moderadores do Facebook são expostos diariamente a conteúdo perturbador

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Facebook pagará indenização para moderadores que desenvolveram stress pós-traumático

O Facebook vai pagar ao menos US$ 1 mil de indenização para funcionários que trabalharam como moderadores nas plataformas da empresa.

Em um acordo preliminar, a rede social concordou em fazer o pagamento como forma de compensação aos danos na saúde mental causados pelo trabalho, tanto para funcionários atuais quanto para ex-funcionários. Casos em que a pessoa tenha desenvolvido transtorno de stress pós-traumático, depressão ou vícios receberão uma indenização maior.

Ao todo, serão beneficiados mais de 11 mil moderadores, e cerca de metade deles serão elegíveis a receber mais do que o valor mínimo. O acordo vale para trabalhadores americanos.

Outra cláusula do acordo prevê que o Facebook deve implementar mudanças nas ferramentas de moderação para reduzir o impacto de vídeos e imagens com conteúdo sensível. Funções como reproduzir o vídeo sem som por padrão e mudar a cor dos vídeos para preto e branco serão inclusas, e as mudanças devem chegar a 80% dos funcionários ainda em 2020, e 100% em 2021.

Além disso, moderadores que entram em contato com imagens e conteúdo perturbador diariamente terão acompanhamento psicológico. A empresa também oferecerá terapia de grupo. Com informações do The Verge.