Estudo mostra que 33 países possuem redes móveis mais rápidas que wifi locais

Brasil não apresenta muita discrepância entre as conexões

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Estudo mostra que 33 países possuem redes móveis mais rápidas que wifi locais

Há alguns anos uma coisa era praticamente certa ao redor do mundo: uma conexão wifi local será mais rápida do que qualquer rede móvel, 3G ou 4G. Bem, isso mudou.

O OpenSignal publicou um estudo que mostra que em 33 países do mundo a rede móvel de celular é mais rápida do que redes wifi locais. A maior discrepância entre as conexões é na Austrália, onde a velocidade média de download do wifi é de 21.6 Mbps, enquanto a velocidade média de download na rede 4G é de 34,6 Mbps. Confira o gráfico completo:

“Lembra quando o Wifi era mais rápido que as redes móveis quase sempre e com mais velocidade? A nova pesquisa OpenSignal de Wifi vs Redes Móveis mostra como as conexões podem ser comparadas, descobrindo que a rede móvel não é mais inferior ao Wifi”

Em países como a Grécia e Omã a discrepância entre as duas conexões é grande, com pelo menos 10 Mbps de diferença entre o Wifi e a rede móvel. Nos EUA e em Hong Kong, o Wifi ainda ganha, mas é esperado que a rede móvel saia em disparado nos próximos anos, com a implementação em larga escala das conexões 5G.

Já em territórios como a Noruega, Hungria e Bélgica, não existe uma diferença significativa entre os dois tipos de conexão.

No Brasil, a velocidade média do download através do Wifi é de 14 Mbps, enquanto as redes móveis 4G operam em 12.3 Mbps. O estudo completo pode ser lido aqui.